Polícia federal

Defesa de Anderson Torres Questiona Isenção de Delegado em Processo na PF

Defesa de Anderson Torres Questiona Isenção de Delegado em Processo na PF

Ex-ministro alega antipatia e conflito de interesse por parte do delegado responsável por investigações contra ele.A defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, impetrou na Polícia Federal um pedido de suspeição do presidente da Segunda Comissão de Disciplina da Corregedoria-Geral, Clyton Eustáquio Xavier. O delegado conduz dois processos administrativos contra Torres.A solicitação foi feita com base em um episódio entre Torres e o delegado em maio de 2021. Na época, o então ministro da Justiça exonerou Clyton do cargo de Diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas da Polícia Federal. Esse fato,…
Ler Mais
STF arquiva inquérito sobre Google e Telegram no caso das Fake News

STF arquiva inquérito sobre Google e Telegram no caso das Fake News

O ministro do do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, arquivou o inquérito criminal que investigava a conduta das plataformas Google e Telegram na campanha relacionada ao Projeto de Lei das Fake News. Essa decisão foi tomada após um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além disso, o ministro determinou que o caso seja encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, que já conduz um inquérito civil sobre o mesmo tema.A posição da PGR é contrária à conclusão da Polícia Federal (PF). Em um relatório emitido no final de janeiro, a PF apontou que as ações das…
Ler Mais
PF Investiga Possível Omissão de Comandantes Militares em Tentativa de Golpe: Relatório aponta indícios de inação do comandante do Exército e da Aeronáutica

PF Investiga Possível Omissão de Comandantes Militares em Tentativa de Golpe: Relatório aponta indícios de inação do comandante do Exército e da Aeronáutica

Operação Tempus Veritatis revela preocupações sobre possível omissão dos comandantes do Exército e da Aeronáutica em relação à tentativa de golpe articulado no governo Bolsonaro.O relatório que fundamentou a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), trouxe à tona a necessidade de investigar se o comandante do Exército, Freire Gomes, e o da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Junior, foram omissos diante da tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.A investigação se desdobra a partir do relato de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que apontou a sinalização de adesão ao eventual golpe por…
Ler Mais
Polícia Federal realiza nova operação contra financiadores de atos antidemocráticos do 8 de janeiro

Polícia Federal realiza nova operação contra financiadores de atos antidemocráticos do 8 de janeiro

23ª fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de busca e apreensão em diversos estados.A Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, cumprindo diversos mandados de busca e apreensão em diferentes estados, incluindo cinco no Distrito Federal. A operação tem como objetivo identificar os financiadores e fomentadores dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado. Autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), são 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, este último na Bahia.Além dos mandados, o STF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.…
Ler Mais
PF investiga ligação entre Anidrol empresa de Cariani e o PCC

PF investiga ligação entre Anidrol empresa de Cariani e o PCC

Amigo e sócio do influencer Renato Cariani, também investigado, é defendido por advogado do “Chacal”, um dos líderes do PCCFábio Spinola, um amigo e sócio de Renato Cariani, é um velho conhecido da Polícia Federal (PF). Ele foi preso em maio deste ano durante uma operação que desmantelou uma quadrilha de tráfico internacional que agia no Porto de Paranaguá, no Paraná.Segundo a investigação, Spinola, recém-saído da cadeia, mantinha uma conta de e-mail falsa em nome de uma indústria química. Por meio dela, criou-se um falso contato entre a Anidrol, de Cariani, e a multinacional para a venda de produtos químicos…
Ler Mais

Ex-integrante das Forças Especiais do Exército por participação nos ataques de 8 de janeiro presta depoimento na PF

General da reserva Ridauto Lúcio Fernandes é suspeito de ser um dos idealizadores dos atos golpistas. Investigação busca identificar envolvimento de outros integrantes desse grupo.A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta-feira (29), um mandado de busca e apreensão em Brasília contra o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, acusado de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. A ação ocorre no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria (veja detalhes abaixo).Ridauto presta depoimento na PF, após ser intimado pela corporação durante as buscas. Durante a ação, os agentes apreenderam armas do general. O g1 tenta contato com…
Ler Mais

MPF vê tentativa do governo Bolsonaro de tratar joias como bem privado do ex-presidente

Análise do depoimento do chefe de setor de presentes aponta 'desvirtuamento' do procedimento burocrático necessário para recebimento de itens destinados à Presidência, 'facilitando eventual incorporação privada do bem', segundo o Ministério Público Federal.O Ministério Público Federal apontou que o governo de Jair Bolsonaro tentou incorporar as joias sauditas como um bem privado do ex-presidente --e não como acervo público presidencial.A informação está em ofício de 24 de abril assinado pela procuradora Gabriela Hossri, do MPF em Guarulhos. No documento, a procuradora defende à Justiça Federal a necessidade de busca e apreensão na casa de Marcelo da Silva Vieira, capitão da…
Ler Mais

Mulher é vítima de importunação sexual dentro de voo de SP com destino a Porto Alegre

Passageira afirma que companhia aérea foi omissa com homem que se masturbou ao seu lado. A lei de 2018, que tornou a importunação sexual crime, prevê de 1 a 5 anos de prisão.Um mulher de 34 anos diz ter sido vítima de importunação sexual em um voo da empresa Azul que saiu de São Paulo com destino a Porto Alegre. Ela relata que o passageiro que estava na poltrona do seu lado se masturbou durante a viagem."Logo no início do voo eu notei que esse cara da minha direita mexia a mão sempre nessa região das partes íntimas. Até que…
Ler Mais

De volta ao Vale do Javari, governo federal instala base da PF e promete reforço na segurança

Região onde morreram Bruno e Dom teve semana marcada por destruição de balsas de garimpo e visita da presidenta do STFBase da PF no Vale do Javari comporta 200 pessoas e será usada como ponto de apoio para operaçõesA Polícia Federal (PF) instalou uma base flutuante para atuar de forma permanente na Terra Indígena Vale do Javari (AM) e destruiu três balsas usadas no garimpo ilegal de ouro. As ações ocorreram nesta semana e inauguraram o que o governo federal chama de "retomada" da região, após quase uma década de abandono que culminou com os assassinatos do indigenista Bruno Pereira…
Ler Mais

Polícia Federal prende Nuno Cobra, ex-preparador de Senna, por assédio sexual

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (11) o preparador físico Nuno Cobra, que ganhou destaque por ter sido o preparador do piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em um acidente com sua Williams no Autódromo de Ímola, em San Marino, no dia 1.º de maio de 1994. A suspeita é de assédio sexual. A ordem de prisão é da juíza Raecler Baldresca, da 3.ª Vara Federal Criminal de São Paulo, e foi tomada em uma sentença que condenou Nuno Cobra por violação sexual no último dia 6. O caso aconteceu em 2015. Segundo o relato da vítima e de testemunhas, o…
Ler Mais