Diretoria Municipal de Educação e Cultura: empresa ficará responsável por diagnóstico educacional, monitoramento do Censo Escolar e outras atividades (Divulgação)
A administração municipal de Bariri confirmou a contratação da Urcom Soluções Tecnologia Engenharia e Planejamento Público e Privado Ltda.-EPP, com sede em Campo Limpo Paulista, pelo valor total de R$ 360 mil. Este investimento visa a prestação de serviços técnicos à Diretoria de Educação e Cultura do município.
A seleção foi realizada sem licitação, utilizando o mecanismo de inexigibilidade. O contrato tem validade de 12 meses.
Conforme o documento divulgado pela Prefeitura, a empresa ficará encarregada de elaborar um diagnóstico educacional, monitorar o Censo Escolar e fornecer assessoria financeira na área da educação, englobando ações relacionadas ao Fundeb, VAAR e VAAT.
Além disso, o contrato contempla atividades direcionadas à Educação Infantil, desenvolvimento de projetos estratégicos e a implementação do Programa de Formação e Desenvolvimento de Boas Práticas Municipais.
A Diretoria Municipal de Educação e Cultura esclarece que esta contratação é uma resposta a um diagnóstico técnico que revelou a necessidade de melhorar a supervisão das informações educacionais nos sistemas oficiais. Isso inclui conferir matrículas, indicadores e dados relativos ao financiamento da educação.
“Os objetivos incluem fortalecer os mecanismos de controle, evitar inconsistências cadastrais, reduzir riscos associados ao monitoramento dos dados que sustentam o financiamento educacional e aprimorar a capacidade técnica da Diretoria para acompanhar essas informações continuamente”, afirma a pasta.
Segundo informações da diretoria, essa ação faz parte de um conjunto maior voltado para fortalecer a gestão educacional, proteger os recursos públicos destinados à educação e planejar políticas públicas fundamentadas em dados concretos e evidências.
“A iniciativa também busca assegurar que os procedimentos de acompanhamento e controle sejam integrados ao cotidiano administrativo, aumentando assim a capacidade institucional da Diretoria Municipal de Educação e Cultura para monitorar constantemente os indicadores educacionais”, conclui a pasta.
O post Educação: Prefeitura contrata empresa para serviços na Educação apareceu primeiro em Jornal Candeia.
