Portugal entra em situação de calamidade devido a agravamento da pandemia de Covid-19 na Europa

País passará do estado de contingência para a situação de calamidade à meia-noite desta quinta-feira (15). Casos de Covid crescem e governo de Portugal aprova novas medidas de restrição
Portugal entrará em situação de calamidade a partir da meia-noite desta quinta-feira (15) devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus na Europa. A França também anunciou o restabelecimento do estado de emergência a partir do sábado (17).
Países europeus impõem mais medidas para tentar conter nova onda de infecções de coronavírus
França anuncia toque de recolher nas maiores cidades para conter 2ª onda do coronavírus
Coronavírus em alta: OMS registra alta recorde de infecções diárias; veja onde casos estão subindo mais
Segundo informações do jornal “Público”, o governo português passará a exigir máscara obrigatória na rua e limitar as aglomerações em cinco pessoas. Nos casamentos e outras celebrações pessoais, serão permitidos até 50 convidados. A situação de calamidade será mantida por pelo menos 15 dias após a quinta-feira.
“Infelizmente, Portugal não é exceção, e podemos classificar a evolução da pandemia no nosso país como uma evolução grave”, declarou o primeiro-ministro António Costa, em Lisboa.
Situação na Europa
Os países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar uma alta dos casos de coronavírus — o continente teve os maiores números de novos contágios nas últimas semanas.
Mundo chega a 38 milhões de casos de Covid-19 e situação se agrava na Europa
Além de Portugal, a França também voltou ao estado de emergência e vai impor toque de recolher nas maiores cidades do país. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira.
Na terça-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 700 mil novos casos foram notificados na última semana na Europa. É uma alta de 34% em relação à semana anterior.
O número de novos casos é, em parte, decorrente de mais testes. Mas também houve aumento de mortes, ainda que em uma proporção menor, de 16%.
Os médicos alertam que muitas das novas infecções são em jovens, que têm sintomas mais leves da Covid-19. O maior problema, no entanto, é que eles podem transmitir o coronavírus aos mais velhos.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também