O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira (30) que um “impulso de diversidade” na Administração Federal de Aviação (FAA) poderia estar relacionado ao acidente entre um avião comercial e um helicóptero militar, que deixou mais de 60 mortos.
Durante um discurso, Trump leu manchetes sobre políticas de contratação da FAA e afirmou que a agência estava focada em empregar pessoas com deficiências intelectuais e psiquiátricas graves. Sem apresentar provas, ele insinuou que essa diretriz poderia ter contribuído para a tragédia.
“Pessoas brilhantes precisam estar nessas posições [de tráfego aéreo], e suas vidas são realmente encurtadas pelo estresse. Você precisa de um talento muito especial para conseguir fazer isso.”
Questionado por repórteres sobre a conexão entre a diversidade na FAA e o acidente, Trump respondeu apenas que “simplesmente poderia ter sido”.
A Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo ainda não comentou a declaração. O chefe do sindicato afirmou que é muito cedo para especular sobre a causa da colisão.
Trump também criticou a administração de Barack Obama, alegando que os padrões adotados na aviação durante seu governo eram “medíocres” e que os EUA precisam dos “mais altos padrões” no setor aéreo.