Número real de casos de Covid-19 é superior a 1,6 milhão no Brasil, estimam cientistas


Cálculo foi feito por pesquisadores brasileiros e publicado no site ‘Covid-19 Brasil’. Apenas em São Paulo, seriam 526 mil registros da doença. Pessoas com máscara se protegem da chuva e frio no viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (07). Temperatura máxima não deve passar dos 17°
Bruno Rocha/Fotoarena via Estadão Conteúdo
Cientistas brasileiros fizeram uma estimativa do número real de casos de coronavírus no Brasil: 1,6 milhão. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) no site “Covid-19 Brasil”, sendo que 526 mil infecções estariam no estado de São Paulo.
Os dados do Ministério da Saúde divulgados até esta quarta-feira (6) apontam 125 mil casos no país, número 12 vezes menor do que a estimativa do grupo de cientistas. Essa subnotificação é abordada por outros especialistas e, com base em dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e registros de cartório, o G1 noticiou que os números reais da doença são menores do que os apresentados pelo Governo Federal.
Estudo da Fiocruz indica subnotificação da Covid-19 no país
De acordo com os pesquisadores que calcularam a estimativa, este novo número de 1, 6 milhão de casos poderia colocar o Brasil como o novo epicentro da doença, já que os Estados Unidos têm 1,2 milhão de registros de Covid-19.
“É sabido que existe uma grande subnotificação de casos no Brasil todo, pois só se estão sendo testados os casos graves, de quem vai para os hospitais. Mas de quanto é essa distorção da realidade? A motivação deste estudo é, de alguma forma, contribuir para o planejamento da epidemia, pois com essa subnotificação tremenda só estamos vendo a ponta do iceberg”, diz Domingos Alves, integrante do grupo COVID-19 Brasil.
O grupo de cientistas que assina o trabalho está em mais de 10 universidades brasileiras para monitorar a epidemia por meio de técnicas de ciências de dados.

By Negócio em Alta

Veja também