Nasa diz ter encontrado moléculas de água na superfície da Lua


Cientistas não sabem ainda se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural. 4 de agosto – Lua Cheia fotografada no Distrito Federal
Adriano Leonês/Arquivo pessoal
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova “descoberta emocionante” sobre a Lua. Segundo a agência, foi encontrada água na superfície lunar. Os cientistas ainda não sabem se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural.
A agência explicou que foram detectadas moléculas de água, mas ainda não se sabe o estado. “Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é gelo de água, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água – porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo ou estar na forma líquida”, disse Casey Honniball, pesquisadora da Nasa e autora do estudo que confirmou a existência de H20 na Lua.
A Lua não tem corpos de água líquida que são uma marca registrada da Terra, mas os cientistas disseram que a água lunar está mais espalhada, com moléculas de água presas em grãos minerais na superfície.
Initial plugin text
Nasa pousa em asteroide ‘testemunha’ da formação do Sistema Solar e ameaça para a Terra
Como são os planos da Nasa para levar a primeira mulher à Lua até 2024
Os pesquisadores usaram dados do observatório Sofia, uma aeronave Boeing 747SP modificada para carregar um telescópio, que mostra uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. O observatório detectou moléculas de água na Cratera Clavius, uma das maiores crateras visíveis da Terra.
VÍDEOS: Ciência e Saúde

By Negócio em Alta

Veja também