Estudos pelo mundo com o medicamento foram pausados após participante da 3ª fase de testes apresentar doença inexplicada. Aplicações nos brasileiros começaram a ser feitas na última sexta. Pesquisador trabalhando na vacina da Johnson e Johnson´s para a Covid-19
GloboNews/ Reprodução
Doze voluntários brasileiros já participaram de testes da vacina contra a Covid-19 produzida pela Janssen Pharmaceuticals, empresa que pertence à Johnson & Johnson’s – todos no Rio de Janeiro. A informação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os testes no Rio estão sendo feitos no Instituto Evandro Chagas e no Hospital Federal dos Servidores.
O estudo com a vacina foi pausado na segunda-feira (12) devido a uma doença inexplicada em um participante.
WEBSTORIES: Vacinas contra o coronavírus: entenda as etapas e quais estão sendo testadas no Brasil
Veja o que se sabe sobre pausa nos testes da vacina da Johnson para Covid-19
Segundo um documento enviado a pesquisadores externos que executam o ensaio clínico com 60 mil pacientes, uma “pausa regulamentar” será cumprida.
De acordo com a Anvisa, a aplicação da vacina nos voluntários no Brasil havia começado na última sexta-feira (9) – ou seja, há apenas quatro dias. Segundo a agência, sete mil pessoas participarão dos testes no país. A Anvisa também explicou que o “evento adverso” com o voluntário da vacina da Johnson contra a Covid-19 ocorreu no exterior.
Segundo a empresa, a doença do paciente está sendo “analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos”.
A imunização da Johnson & Johnson’s foi a quarta a obter autorização de testes de fase 3 no Brasil. Em setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em em várias partes do mundo, com 60 mil voluntários.
No dia 29 de setembro, os resultados preliminares e parciais apontaram que a vacina era segura e induzia resposta imune mesmo após uma única aplicação.
Os resultados eram referentes a uma parte dos participantes das fases 1 e 2, ambas conduzidas de forma conjunta.
Eles ainda não foram revisados por outros cientistas – requisito necessário para publicação em revista científica -, mas já haviam sido disponibilizados em repositório on line.
O que já sabemos sobre a vacina para Covid-19 da Johnson & Jonhson