Coronavírus: Prefeitura de Manaus afirma que negociará ajuda diretamente com a OMS


Entidade afirmou nesta quarta (6) que tem trabalhado com o governo brasileiro e que está à disposição para negociar diretamente com os estados. 6 de maio: funcionários de cemitério cavam covas para vítimas de Covid-19 em Manaus.
Michael Dantas/AFP
A Prefeitura de Manaus afirmou ao G1, nesta quarta-feira (6), que vai negociar ajuda diretamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater a pandemia de coronavírus. A reportagem questionou a gestão municipal sobre essa possibilidade depois de a organização ter dito que estaria disposta a oferecer apoio direto aos estados.
“A partir agora do pronunciamento do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, de disponibilizar ajuda, a prefeitura vai iniciar a tratativa também diretamente com a OMS”, afirmou a Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus
Em nota enviada por e-mail ao G1, a gestão municipal também disse que já estava trabalhando com a Opas, escritório regional da OMS nas Américas, que disponibilizou mil sacos de óbitos e 46 digitadores para o controle de casos de Covid-19 em Manaus.
O G1 também questionou a Opas e o governo do Amazonas sobre possíveis pedidos de ajuda, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Até esta quarta-feira, segundo último balanço do Ministério da Saúde, o Amazonas tinha 9.243 casos de Covid-19 e 751 mortes pela doença. No Brasil, são 125.218 casos e 8.536 mortes.
Acompanhe os números de casos do novo corona vírus no Amazonas
Manaus vive cenário de caos nos hospitais e nos cemitérios por causa do coronavírus
Initial plugin text
CORONAVÍRUS×

By Negócio em Alta

Veja também