Filas são registradas diariamente em diferentes pontos da capital em busca do auxílio emergencial. Grupo se reuniu para fazer distribuição em Casa Amarela. Mulher distribui café para pessoas na fila do auxílio emergencial no Recife
Para aguentar horas na fila da agência da Caixa, os beneficiários do auxílio emergencial enfrentam madrugadas, chuva, sol forte e até mesmo o risco de contaminação do novo coronavírus. Duas equipes de voluntários distribuíram café e marmitas, nesta quarta-feira (6), na extensa fila que fica no entorno da agência de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, como forma de “aliviar” o processo de espera (veja vídeo acima).
Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Saiba como estão os serviços no estado
Saiba como regularizar o CPF
Era bem cedo quando a esteticista Rosemere de Souza apareceu acompanhada de mais 12 pessoas no local. Todos equipados com máscaras e mãos higienizadas. Enquanto os beneficiários estavam organizados em fila, de acordo com as marcações feitas de fitas azuis no chão, receberam uma marmita recheada e de graça.
“Somos cerca de 12 voluntários na distribuição com muita doação que veio da internet”, contou Rosemere. A marmita era composta por cuscuz, salsicha e pera.
Grupo de voluntários distribui marmitas de graça para beneficiários que aguardam atendimento em agência da Caixa
Mhatteus Sampaio/TV Globo
De acordo com a esteticista, a ideia de ajudar o próximo foi inspirada pela quantidade de gente que enfrenta horas de espera por precisar do dinheiro.
“Vi muita gente sofrida nas filas, chegando às 18h, 19h do dia anterior, dormindo nas calçadas e no outro dia sem ter o que comer, então resolvi dar café da manhã para aliviar um pouco da dor deles”, disse.
Enquanto Rosemere e sua equipe distribuiam a marmita, Kátia e o marido ofereceram, também de graça, água, café e álcool em gel para higienizar as mãos. Eles montaram um ponto em frente de casa.
“Se eu pudesse daria mais porque acredito que todo mundo tem que ajudar o outro no que puder. Já recebi muitas palavras de gratidão e é muito bom ver isso”, contou.
Caixa anuncia parceria com o Sesc
A unidade do Sesc de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, vai ajudar a Caixa Econômica Federal a orientar as pessoas, a partir de segunda (11), sobre o auxílio emergencial, oferecendo suas instalações. A parceria pode ser estendida para mais unidades, como a de Santo Amaro, no Centro do Recife, e a de Caruaru, no Agreste, segundo o superintendente do banco, Paulo Nery (veja vídeo abaixo).
Superintendente da Caixa promete central de informação em parceria com Sesc sobre auxílio
Depois de uma determinação do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região (TRT-5), em 1º de maio, o governo estadual disponibilizou escolas e o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para ajudar a Caixa Econômica Federal no pagamento do auxílio emergencial.
De acordo com o superintendente, não foi possível fechar a parceria porque a Caixa não pode deslocar seus funcionários para outros locais e o governo não teria pessoas disponíveis para trabalhar nesses espaços.
Initial plugin text