Estudo tomou como base o tráfego de carros na avenida, a CE-40, desde o início de março a 2 de maio. Avenida Washington Soares, na sexta-feira, 27 de março
Thiago Gadelha/SVM
A quantidade de veículos circulando pela Avenida Washington Soares, a CE-040, aumentou ao longo das prorrogações do decreto estadual de isolamento social, aponta um relatório do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) divulgado nesta segunda-feira (4). Após a vigência da determinação que proíbe aglomerações e a abertura de serviços não essenciais, houve uma redução de 69% da frota. Quando houve 2ª prorrogação da medida, esse número reduziu para 55%.
O estudo é dividido em quatro períodos distintos de 1º de abril a 2 de maio e mostra que o volume médio de veículos, – que era de 53,8 mil antes dos primeiros casos – foi para 31,3 mil em média assim que se deram os primeiros registros da doença, em 15 de março. Depois, o volume chegou a cair para a 17 mil logo que houve o decreto, mas foi a 24,5 mil entre o fim de abril e início de maio. O último período coincide com a 3ª prorrogação do decreto e com a piora nos números da doença no Ceará.
Governo do Ceará decreta suspensão de aulas em escolas públicas e estado de emergência
Ceará prorroga por mais uma semana decreto que proíbe comércio e serviços não essenciais
Camilo determina fechar estabelecimentos comerciais e interrompe transporte intermunicipais
Camilo Santana prorroga decreto de isolamento social por mais 15 dias no Ceará, até 5 de maio
Veja os resultados do estudo:
1º intervalo analisado
Antes de ser registrado o primeiro caso do novo coronavírus no Ceará, o número médio de tráfego diário de automóveis na via era de 53.800 carros. No período que compreende o registro do primeiro caso, em 15 de março até o estabelecimento do primeiro decreto, em 19 de março, o fluxo na região caiu 42%, com média de 31.300 carros por dia.
2º intervalo, primeiros dias do decreto
O período que apresentou a maior redução no fluxo diário de automóveis foi durante o primeiro estabelecimento do decreto, entre 20 de março e 4 de abril, com 69% de queda, uma média de apenas 17.000 veículos/dia.
3º intervalo analisado, 1ª prorrogação do decreto
O fluxo começou aumentar após a 1º prorrogação do decreto. Entre os dias 5 e 19 de abril, a média passou a ser 19.900 carros/dia, quando a taxa caiu para 63%.
4º Intervalo analisado, nova prorrogação
Após a prorrogação da quarentena prolongada, o volume veicular médio foi reduzido em 55% comparando-se os volumes médio no intervalo temporal antes do dia 15 de março e aos dias 20 de abril a 2 de maio, 24,5 mil veículos circulando por dia.
Unidades de referência à Covid-19 receberão 50 tablets para ‘visitas virtuais’ a pacientes
Fortaleza vai ter 178 novos leitos para Covid-19 até o fim da próxima semana, diz prefeit
Bairros com óbitos por Covid-19
Epicentro de contágio do novo coronavírus no estado, Fortaleza já registra 103 bairros com óbitos em decorrência da Covid-19. Apenas 18 bairros permanecem sem registro de mortes causadas pela doença. As informações são do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde do município (SMS). No informe divulgado no dia 27 de abril eram 90 bairros.
Os três bairros da região litorânea oeste com maior número de óbitos são Barra do Ceará (20), Vila Velha (12) e Cristo Redentor (18), que têm juntos 50 registros.
Na parte leste, Vicente Pinzón, com 21 e Cais do Porto com 12 figuram entre os bairros com mais registros de mortes pela doença.
O boletim destaca ainda que os altos índices de óbitos em bairros da Regional VI como Lagoa Redonda, Jangurussu e Messejana sinalizam a rápida propagação da doença na região. Praia do Futuro e Edson Queiroz, na Regional V são dois dos 18 bairros que não registram mortes pela Covid-19.
CE passa de 11 mil casos de Covid-19
O Ceará ultrapassou as 700 mortes por Covid-19 e já atinge 11 mil casos da doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Os números atualizados às 21h18 desta segunda-feira (4) mostram 732 óbitos e 11.142 diagnósticos positivos. São 55 mortes a mais e 2.763 casos a mais que os registrados nesse domingo (4). Também aumentou o número de municípios com contaminações, passando de 151 para 163.
Fortaleza registra novo recorde de casos e óbitos, com 8.198 diagnósticos e 553 mortes em decorrência da Covid-19.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. (veja na reportagem abaixo)
Ceará registra mais de 11 mil casos da covid-19
Veja outros números divulgados nesta segunda-feira (4) :
São 22.921 casos suspeitos;
30.829 testes realizados;
A taxa de letalidade da doença no CE é de 6,4%;
163 municípios cearenses tiveram diagnósticos positivos da Covid-19.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1
Initial plugin text