Suspeito de roubar 400 máscaras de UBS é preso e solto após prestar depoimento em Teresina


Segundo a polícia, o suspeito foi reconhecido pelo vigia, mas durante depoimento ele negou ter cometido o crime. Máscaras cirúrgicas
Reprodução/TV Globo
A polícia prendeu nesta quarta-feira (6) o suspeito de roubar 400 máscaras cirúrgicas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Três Andares, Zona Sul de Teresina. Sem flagrante, o rapaz foi liberado após prestar depoimento.
De acordo com o chefe de investigação Paulo Afonso, do 13º Distrito Policial, o suspeito estava sendo procurado desde o roubo na UBS no fim de semana. Ele foi encontrado dormindo em casa, na Vila da Paz, em posse de uma faca tentou reagir a prisão.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
No dia do crime, o suspeito chegou a ser ferido pelo vigia da UBS, mas fugiu levando uma caixa contendo as máscaras. Os dois prestaram depoimento nesta quarta-feira ao delegado do caso.
“O suspeito foi reconhecido pelo vigia, mas durante depoimento ele negou ter cometido o crime. Como não tinha o flagrante, ele foi liberado, mas será solicitada a prisão preventiva dele”, revelou Paulo Afonso.
Segundo o policial, a informação é de que o suspeito repassou as máscaras roubadas para um traficante.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio
Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também