Ao todo, 56 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas vão fazer o curso para lidar com casos de alta complexidade no Rio Grande do Norte. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está capacitando, neste mês de maio, 56 profissionais de saúde com um curso sobre ventilação mecânica e cuidados respiratórios para pacientes graves com Covid-19.
Os profissionais são médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que estão atuando em casos de alta complexidade de pacientes com o novo coronavírus no Rio Grande do Norte.
MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos
Acompanhe as notícias sobre coronavírus no RN em tempo real
Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN
O curso, que tem quatro horas de duração, tem abordado temas como paramentação e desparamentação de EPIs, oxigenoterapia, ventilação não invasiva, intubação orotraqueal, ventilação mecânica, posição prona e ressuscitação cardiopulmonar.
O curso é presencial, porque exige aulas práticas. Assim, serão divididas 7 turmas com oito profissionais em cada uma delas como forma de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.
O curso será ministrado pelos professores Saint Clair Bernardes (fisioterapeuta) e Mikael Flambetto (enfermeiro). O curso tem sido promovido pela Subcoordenadoria de Capacitação de Recursos Humanos (SUCA) da Sesap em parceria com a Faculdade Estácio FATERN.
Curso é para capacitar profissionais em casos de alta complexidade
Sandro Menezes
Initial plugin text
CORONAVÍRUS×