Equipamento passa a ser usado nesta quinta-feira (14), no drive-thru montado no Mendes Convention Center. Santos usa ‘escudo’ para realizar testes do novo coronavírus em motoristas
Um novo apetrecho de segurança será utilizado no drive-thru montado em Santos, no litoral de São Paulo, para a realização de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. Uma espécie de escudo acrílico será acoplado à janela dos carros dos motoristas que comparecerem ao estacionamento do Mendes Convention Center para fazer a testagem da Covid-19.
O novo equipamento passa a ser usado a partir desta quinta-feira (14), nos veículos de pessoas que relatarem sintomas comuns associados à doença. No primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (13), o centro de testagem no modelo drive-thru realizou o exame em 1.284 pessoas, sendo que 25 delas tiveram resultado positivo. Esses moradores também fizeram a coleta de amostras (naso e orofaríngeo), que confirmará ou descartará o diagnóstico.
O ‘escudo’ faz parte dos protótipos de equipamentos de proteção individual obtidos pela Secretaria de Saúde de Santos, conforme informou ao G1 o secretário Fábio Ferraz. O item serve para proteger tanto os profissionais quanto os moradores.
O item é composto basicamente por uma placa feita em acrílico, com um recorte na parte inferior, por onde o profissional de saúde realizará o teste, além de duas alças, que são encaixadas na porta do carro. A cada uso, é feita a desinfecção por parte dos profissionais.
Escudo é utilizado para trazer mais segurança a motoristas e profissionais da saúde durante teste
Divulgação/Prefeitura de Santos
“Basicamente, é garantida a permanência da pessoa dentro do seu automóvel durante a coleta e permitida uma ergonomia suficiente para a realização da coleta, por meio da amostra colhida no dedo. Importante, portanto, termos essas estratégias de proteção individual como forma de inibir a proliferação do vírus, protegendo inclusive os profissionais de saúde”, afirma Fábio.
Testes drive-thru
Até sexta-feira (15), serão realizados 10 mil testes em moradores que apresentem sintomas como febre ou quadros respiratórios. Os exames serão feitos em sistema de drive-thru (acesso apenas por carro ou moto), entre 8h e 14h, no estacionamento do Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206).
Ao chegar no drive-thru, o motorista será direcionado para a área de cadastro, onde deverá apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Em seguida, será aferida a temperatura e a oxigenação no sangue. O morador também passará por uma entrevista de avaliação, sem sair do veículo.
Testes rápidos são realizados no estacionamento do Mendes Convention Center, em Santos (SP)
Divulgação/Prefeitura de Santos
Aqueles que atenderem aos critérios serão encaminhados para o setor de teste rápido, onde ocorre a coleta de sangue para análise. A pessoa deve aguardar no estacionamento o resultado do exame dentro do veículo. Após 15 minutos, ela é comunicada do resultado via telefone.
Se confirmada a presença do vírus, o morador é encaminhado para a coleta de amostras (naso e orofaríngeo), que confirmará ou descartará o diagnóstico. As análises serão feitas pela técnica conhecida como RT-PCR, de alta precisão, e ficam prontas em 48 horas.
Initial plugin text