Sabará comemora efetividade de medidas restritivas e ações no combate ao novo coronavírus


Enfrentamento no município vai completar 60 dias e, até o momento, são apenas 16 casos confirmados – e nenhuma morte. Em Sabará, monumentos ganharam máscaras para lembrar moradores do uso do equipamento.
Reprodução / TV Globo
O enfrentamento à covid-19 em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, está perto de completar sessenta dias. Até o momento, a cidade tem 16 confirmações da doença e nenhuma morte registrada. As consequências das ações implementadas pelo comitê municipal de enfrentamento à doença e medidas restritivas impostas por decreto estão sendo comemoradas
De acordo com Ailton Cesário, que é médico e coordenador do comitê Covid-19 de Sabará, o grupo foi implantado no dia 13 de março e, quatro dias depois, foi publicado decreto classificando como “emergência de saúde pública” a doença na cidade. De lá para cá, foram tomadas medidas como a suspensão das aulas, capacitação de mais de 500 profissionais na área da saúde, fechamento do comércio considerado não-essencial, distribuição de máscaras, uso de ambulâncias específicas para o transporte de pacientes contaminados pelo novo coronavírus e compra de mais de 500 mil equipamentos de proteção individual, ao custo de R$ 600 mil.
“Podemos inferir, no mínimo, sobre uma associação temporal e as medidas tomadas e uma redução na velocidade de crescimento dos casos suspeitos. Nos 14 dias anteriores à tomada dessas decisões, tivemos 436 casos. Após a tomada das decisões, houve uma queda de 52% desses casos”, destacou Ailton Cesário.
Até o momento a cidade conta com 1012 casos suspeitos, 16 em investigação, 17 confirmados e três óbitos em investigação.

By Negócio em Alta

Veja também