Sistema de alerta que soou no Calabetão faz parte do Plano Municipal de Redução de Desastres. Bairro tem registro de chuvas fortes a muito fortes, e acumulado acima de 150 mm. Alerta: Sirenes são acionadas no Calebetão nesta quarta-feira
As sirenes do sistema de alerta, que fazem parte do Plano Municipal de Redução de Desastres de Salvador, foram acionadas na tarde desta quarta-feira (13), no bairro do Calabetão. Elas são o sinal para os moradores da área evacuarem as casas, por causa do risco de desabamento e deslizamento.
De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sósthenes Macedo, a localidade tem acumulado de chuva superior a 150mm, em apenas 72h. Ele explicou ainda que, na mesma região, o registro é de chuvas fortes a muito fortes nas últimas 24h.
O acionamento foi feito de forma remota na sede da Codesal, para alertar as pessoas a se afastarem do local de risco.
Ainda segundo o diretor-geral, equipes da Codesal com engenheiros ambientais, agentes de mobilização e representantes da Secretária Municipal de Promoção Social estão no local para garantirem a evacuação dos moradores.
Integrantes da Secretaria Municipal da Educação também estão no Calebetão para coordenar a ida dos moradores a uma escola da região, que servirá de abrigo para quem mora no bairro e precisa sair de casa.
Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.