Prefeitura interdita calçadão de Campo Grande, bairro com mais mortes por Covid-19 no Rio


Às 5h, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) colocaram grades fechando cinco acessos ao comércio não essencial. Circulação está restrita aos serviços considerados essenciais, como bancos e supermercados, por pelo menos 7 dias. Agentes da Seop colocam grades fechando o acesso ao comércio no calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio
Reprodução
A prefeitura do Rio começou a interditar o calçadão de Campo Grande às 5h desta quinta-feira (7), bairro que fica na Zona Oeste do Rio e que tem denúncias de aglomeração e o maior número de mortes por Covid-19 no Rio. São 40 até quarta-feira (6), além de 262 casos confirmados da doença.
Em outros bairros da região, como Bangu (39), Realengo (27) e Santa Cruz (27), o número de mortes também é alto.
Mapa mostra o número de casos de Covid-19 na Zona Oeste do Rio
Reprodução
A medida tem como objetivo diminuir os contágios pelo novo coronavírus e deve durar uma semana, pelo menos. O prazo, no entanto, pode ser estendido.
Prefeitura fecha o calçadão de Campo Grande
Com recordes em 24 horas, RJ chega a 1.205 óbitos e 13.295 casos de Covid-19
A Guarda Municipal ocupará o espaço 24 horas durante esse período, segundo a prefeitura.
As grades foram colocadas por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) nos cinco acessos ao bairro e em frente às lojas, impedindo a circulação de pessoas.
Agentes da Seop colocam grades fechando o acesso ao comércio no calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio
Reprodução
Somente o comércio e os serviços essenciais continuarão funcionando, como farmácias, lojas de material de construção, supermercados e bancos.
Os funcionários desses serviços podem transitar normalmente, desde que apresentem o crachá do estabelecimento onde trabalham.
Prefeitura fecha o calçadão de Campo Grande
Reprodução
Bloqueio parcial
Crivella, que usou o termo “lockdown parcial” (entenda o que é lockdown), avaliou que os apelos de conscientização para a população pelo isolamento social não surtiram o efeito desejado na área.
O lockdown parcial significa que as pessoas não poderão circular dentro desse corredor.
Na quarta-feira (6), Crivella falou sobre a decisão de interditar o calçadão.
“O calçadão de Campo Grande estará fechado. Isso depois de recebermos diversas ligações do Disque Denúncia de aglomeração e tentarmos de todas as formas evitar aglomerações. Por sete dias o calçadão de Campo Grande ficará interditado e eu peço a colaboração de todas as pessoas”, disse o prefeito.
Também na quarta, o local tinha grande movimentação de pessoas nas ruas.
Ruas de Campo Grande tiveram movimentação intensa de pessoas na tarde desta quarta-feira
Marcos Serra Lima/G1
No mesmo dia, a Fiocruz enviou um relatório ao Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendando a adoção ações de lockdown no estado do Rio de Janeiro para controle da Covid-19.
Ruas de Campo Grande estiveram cheias na tarde desta quarta-feira
Marcos Serra Lima/G1
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também