Medidas começam a valer nesta quinta-feira (14). Cidade tem 29 casos de coronavírus confirmados. Prefeitura de Nova Olinda, no norte do Tocantins
Reprodução/TV Anhanguera
A Prefeitura de Nova Olinda, no norte do estado, publicou um decreto com medidas de restrição para combater a pandemia de Covid-19 no município. A cidade tem 29 casos de coronavírus, sendo que mais da metade foi registrada nos últimos dois dias.
Uma das medidas decretadas pelo município foi o isolamento obrigatório para quem apresentar sintomas de gripe, pelo prazo de 14 dias. Quem apresentar sintomas e descumprir o isolamento, estando com Covid-19 ou não, estará sujeito a responder por crime contra saúde pública.
Outra medida adotada pelo município foi o fechamento de restaurantes, lanchonetes e conveniências, sendo permitida somente a entrega em domicílio ou retirada de produtos no balcão.
Ficam mantidas as suspensões, por tempo indeterminado, de todos e quaisquer eventos públicos e privados como: shows, apresentações culturais, festas, confraternizações e correlatos.
O município também limitou o número de pessoas em ambientes como casas, chácaras ou outras propriedades privadas. Só poderá haver aglomeração de oito pessoas, excluindo os moradores do local.
O decreto proibiu a venda e o consumo de bebida alcoólica em toda cidade. A partir desta quinta-feira (14) estará proibida a abertura dos seguintes estabelecimentos:
Bares, adegas e distribuidora de bebidas;
Salões de beleza, barbearias, manicures, pedicures e estética em geral;
Lojas de roupas, calçados, móveis, cosméticos, papelarias e utilidades doméstica;
Salão de eventos; Clubes, balneários, quadras, ginásios e campos esportivos, públicos ou privados;
Academias e similares;
Feira livre
Sepultamentos
A prefeitura de Nova Olinda também estabeleceu restrições aos velórios. Se a morte não for por causa de Covid-19, a cerimônia só poderá ter a participação de dez pessoas e o velório não pode passar de 12 horas, entre outras medidas.
Se a morte tiver ocorrido por causa do coronavírus o velório está proibido e o corpo deverá ir direto para sepultamento.
O decreto ainda determina o uso obrigatório de máscaras em locais públicos ou de livre acesso. Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos a multa de R$ 50 e R$ 100, se for reincidente. Denúncias poderão ser feitas nos telefones (63) 3452-1814 ( horário comercial), (63)99228-8461 (WhatsApp) e (63) 9 9101-3737.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.