Preço da água sanitária é o que mais varia no DF durante pandemia de coronavírus, diz Procon


Após cerca de mil denúncias, fiscais levantaram valor de 15 itens em 281 estabelecimentos comerciais. Água sanitária tem variação de 838%; veja lista de produtos e quanto custam. Veja como usar corretamente a água sanitária
Walterson Rosa/CFQ
O preço da água sanitária é o que mais sofreu variação durante pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. O levantamento foi divulgado pelo Procon-DF nesta terça-feira (12) e são referentes ao mês de abril.
Água sanitária: saiba como usar para reduzir riscos de contaminação por coronavírus
Em meio à pandemia, DF registra maior deflação da história para mês de abril
O Procon recebeu cerca de mil denúncias e fez um apanhado dos preços de 15 produtos, em 281 estabelecimentos comerciais. No caso da água sanitária, a pesquisa mostra que um litro pode custar de R$ 1,49 até R$ 13,99 – uma variação de 838,9%.
O levantamento aponta ainda que itens como álcool líquido, álcool em gel, feijão e pão atingiram variação de preço de mais de 500%.
Álcool líquido: variação de 534,6%
Pão: variação de 577%
Álcool em gel: variação de 581,2%
Feijão: variação de 651, 47%
O Procon explica que aumentar os preços, sem justificativa, é crime contra o consumidor e os estabelecimentos podem ser punidos.
Tabela de preços
De acordo com o Procon, nenhum mercado foi notificado. Mas os comerciantes foram alertados sobre a remarcação indevida.
Segundo o órgão, 509 farmácias e 13 distribuidoras de gás já foram autuadas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Segundo os fiscais, aumentos abusivos configuram infração ao código de defesa do consumidor.
Os estabelecimentos estão sujeitos a penalidades que incluem multa e até interdição.
Veja abaixo tabela de preços dos 15 produtos pesquisados:
Tabela de preços de 15 produtos feito pelo Procon-DF
Procon-DF/Reprodução
Como denunciar?
O Procon recomenda que as pessoas denunciem o aumento de preços. “Assim, o instituto poderá atuar em defesa do consumidor no que diz respeito a aumento abusivo durante pandemia”, explicam os fiscais.
Para fazer denúncias, o usuário ligar no telefone 151 ou mandar informações pelo e-mail [email protected]. O Procon funciona de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h.
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

By Negócio em Alta

Veja também