Dados são dos primeiros quatro meses de 2020 em relação ao mesmo período em 2019. Comandante fala sobre trabalho feito na cidade. PM de Patos de Minas durante operação
Reprodução/TV Integração
A redução em algumas modalidades criminosas em Patos de Minas foi registrada pela Polícia Militar (PM) neste ano, em comparação com 2019. As informações foram divulgadas pelo 15º Batalhão.
O número de furtos de janeiro a abril de 2020 é 40% menor do que no ano anterior. Ainda segundo a polícia, os crimes violentos caíram 29%. A quantidade de casos registrados não foi informada.
“A nossa região ficou em segundo lugar em Minas Gerais na redução dos crimes violentos ano passado e agora estamos reduzindo mais”, comentou o Comandante do 15º BPM, o Tenente-coronel Marco Vinícius Lima.
Para reduzir crimes violentos, principalmente homicídios, a polícia trabalha a partir de pesquisas prévias, tentando localizar possíveis alvos. “Nós temos estudado o perfil das vítimas e a maioria tem passagem por tráfico de drogas. Então fazemos um estudo do comportamento das organizações criminosas, de qual o intuito delas. Também fazemos o acompanhamento de possíveis alvos e dos autores”, explicou Lima.
O comandante também esclareceu que, por meio de mandados de busca e apreensão, são apreendidas armas de fogo e também presos possíveis autores de crimes.
Mas ele afirmou que, mesmo sendo possível evitar alguns homicídios a partir de grupos criminosos, outros tipos não conseguem ser previstos. “Homicídios passionais, que ocorrem dentro de residências, são mais difíceis de prevenir. Porém, os ligados ao tráfico de drogas, conseguimos mapear as quadrilhas e impedir alguns”, relatou Lima.
Outros registros
Além dos números relacionados à crimes violentos e furtos, a PM também divulgou outros números. Confira:
40% de redução no número de furtos;
29% de redução no número de crimes violentos;
41 ações de repressão ao tráfico de drogas;
23 foragidos da justiça presos;
22 armas de fogo apreendidas;
77 reuniões comunitárias realizadas.