Os municípios de Boqueirão do Piauí e Flores do Piauí registraram, pela primeira vez, casos do novo coronavírus. Agora, são 169 municípios do estado com infectados pelo vírus. Testes para Covid-19 no Distrito Federal
Breno Esaki/Agência Saúde
O Piauí registrou mais 15 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde na noite deste sábado (6). Agora, o estado apresenta 239 mortes pela doença e 7.478 pessoas infectadas pelo coronavírus.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Os óbitos registrados foram: um homem de 51 anos (Barras), um homem de 91 anos (Elesbão Veloso), um homem de 77 anos (Esperantina), um de 56 anos (Olho D’Água do Piauí), oito de Teresina, com idades de 51, 54, 70, 72, 77, 88 e 92 anos, uma mulher de 102 anos (Beneditinos), uma mulher de 79 anos (Flores do Piauí) e uma de 101 anos (Teresina).
Conforme o boletim, mais 373 pessoas testaram positivo para a Covid-19. São 179 homens e 194 mulheres, com idades que variam entre um a 88 anos.
Os municípios de Boqueirão do Piauí e Flores do Piauí registraram, pela primeira vez, casos do novo coronavírus. Agora, são 169 municípios do estado com infectados pelo vírus.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.