Desenvolvedores afirmam que a cabine é de baixo custo e deve ser usado em hospitais ou locais com aglomerações. Cabine para desinfecção desenvolvida por pesquisadores da UEMA
Kaio Nogueira
Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) criaram uma ‘cabine de desinfecção’ para o combate ao novo coronavírus.
A função da cabine é higienizar o corpo inteiro das pessoas, especialmente em ambientes hospitalares ou com grande possibilidade de aglomeração, como shoppings, terminais, ambientes escolares e supermercados.
De acordo com o professor Kaio Nogueira, a cabine utiliza uma tecnologia diferenciada e de baixo custo. Ao entrar na cabine a pessoa precisa colocar as mãos na cabeça, fazer um giro de 360º e depois sair, conforme o vídeo abaixo.
Pesquisadores do MA criam cabine de desinfecção para o combate ao novo coronavírus
O professor Kaio declara ainda que o produto é eficaz no combate a vários vírus e também bactérias. A pessoa que usa a cabine sai com uma pequena película do sanitizante e não sai molhada.
“Quem passar por uma delas recebe um jato de 50 ml de um produto químico diluído, desenvolvido por laboratório e certificado pela Anvisa. Inofensiva aos olhos e pele. É como se fosse uma pequena formação de suor. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo o Coronavirus, e é capaz de permanecer na roupa das pessoas por 3 a 5 horas”, afirma o professor Kaio.
Estrutura
A cabine é equipada com estrutura metálica e revestida com uma lona. Dentro dela há um sistema de tubulação, por onde serão dispensados jatos pulverizados de solução química diluída.
Sistema de automação da cabine
Kaio Nogueira
A estação de desinfecção precisa apenas de uma alimentação de 220V e seu reservatório garante uma autonomia de até 24h, sem reabastecimento. O projeto também pode ser de tamanhos diferentes, de acordo com as necessidades e locais de uso.
O primeiro protótipo, que já está pronto, será doado a uma instituição de saúde para ajudar na desinfecção de profissionais e pacientes. Outras nove cabines estão sendo desenvolvidas para contribuir com o sistema estadual de saúde.
Initial plugin text