Pandemia causa queda história nos estoques de sangue do Hemominas em Juiz de Fora


De acordo com o MG1, a unidade recebia cerca de 160 doadores por dia e, atualmente, funciona com 85 atendimentos diários. Pandemia causa queda história nos estoques de sangue do Hemominas em Juiz de Fora
Rodrigo Neves/G1
Desde o começo da pandemia do coronavírus, o número de doadores de sangue diminuiu significativamente na Fundação Hemominas em Juiz de Fora. De acordo com apuração do MG1, a instituição registra uma baixa histórica no estoque, pela primeira vez em 10 anos.
Em circunstâncias normais, a unidade recebia cerca de 160 doadores por dia. Com a pandemia, esse número caiu para 85 pessoas, de acordo com Rosani Martins, funcionária do setor de captação.
“Só que a demanda não vai esperar a pandemia passar”, afirmou Rosani. De acordo com ela, o Hemominas de Juiz de Fora é responsável pelo estoque de sangue de 27 hospitais da região.
Apesar de todos os tipos sanguíneos estarem em falta, os em situação mais graves são O-, O+ e B-.
O Hemocentro de Juiz de Fora fica na Rua Barão de Cataguases, no Bairro Santa Helena e funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h.
No entanto, para tentar aumentar os estoques, o Hemominas está realizando um horário especial, de segunda a quarta-feira. Das 14h às 17h, a Fundação vai atender 20 doadores de sangue.
Para agendar uma doação, basta acessar o site do Hemominas, ou o aplicativo MGapp, disponível para Android e iOS. O contato com o Hemocentro de Juiz de Fora é pelo número (32) 3257-3100.
Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos e estar descansados e alimentados no momento da doação. É obrigatória a apresentação de documento original com foto.

By Negócio em Alta

Veja também