Ônibus de coleta de sangue percorre municípios do ES durante pandemia


Serviço pode ser solicitado por e-mail por qualquer cidadão. Ônibus de coleta de sangue percorre municípios do ES
Divulgação/Sesa
Durante o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue não conseguem ir até uma unidade de atendimento. O ônibus de coleta externa do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) é uma solução para esse problema.
A unidade móvel percorre diversos municípios do estado, realizando a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea.
O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail [email protected], e o local deve cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70.
A solicitação do ônibus deve ser realizada com antecedência. Após realizado o pedido, o solicitante recebe um formulário com as condições de atendimento e uma equipe da unidade realiza uma visita técnica de avaliação do local e, se favorável, será agendado o dia da ação.
A enfermeira do Hemoes, Isabela Saiter, ressaltou que no período da pandemia as ações estão sendo realizadas em condomínios e empresas.
“O ônibus aproxima o Hemoes do público e facilita o acesso à doação, principalmente na pandemia, quando a unidade fica estacionada em condomínios ou empresas”, informou.
Durante o mês de junho, o ônibus do Hemoes percorrerá dois municípios, Vila Velha e Serra. O atendimento tem início a partir das 8h30 e permanece durante todo o dia.
Em Vila Velha, no próximo dia 9, a unidade estará no bairro Coqueiral de Itaparica, e, no dia 16, será em Praia das Gaivotas. No município da Serra, a campanha será realizada no dia 19, em Manguinhos.
Estoque dos bancos de sangue caiu durante pandemia de coronavírus no ES
Quem pode doar
Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos.
Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.
Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E, se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
Initial plugin text
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo

By Negócio em Alta

Veja também