O Assunto #183: Perdi meu pai para a Covid-19


Sintomas silenciosos, falta de testes, sistema em colapso, falta de UTI, o luto sem chance de despedida… Todos os aspectos da pandemia se juntam na história de Thiago Ladislau, morador de Pernambuco. Thiago perdeu o pai, José, de 74 anos. ‘Nessa fugidinha pra ir na padaria, tudo aconteceu’. José não teve tosse, mas ‘começou a sentir dificuldades de respirar, e foi quando a luz vermelha acendeu’. Em relato a Renata Lo Prete, ele fala de UPAs lotadas, da espera pelo teste que nunca chegou e a despedida distante do pai: ‘meu pai no caixão fechado, na gaveta escrito Covid-19’. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
De acordo com a Confederação Nacional de Saúde, pelo menos seis Estados já apresentam colapso no sistema de saúde, onde mais de 90% dos leitos de UTI já estão ocupados, inclusive na rede privada. São eles: Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco – onde vivia José Ladislau, vítima da Covid-19 aos 74 anos.
José faleceu dia 3 de maio, mas não entrou na contagem dos 927 óbitos registrados em Pernambuco. Isso porque, mesmo com todas características da infecção por coronavírus, ele não foi submetido ao teste. Nem sequer chegou a receber tratamento adequado na UTI – o Estado, afirma o secretário de saúde, tem 99% dos leitos de UTI da rede pública dedicados à Covid-19 ocupados.
Thiago Ladislau não pode se despedir de seu pai de forma adequada. O corpo foi sepultado em caixão fechado e o velório foi feito à distância para, no máximo, dez pessoas. Nos cemitérios, os caixões estão sendo depositados em gavetas desenvolvidas para garantir a biossegurança dos agentes funerários. E são, todas, identificadas como Covid-19 – mesmo sem o teste positivo para coronavírus.
Neste episódio, Renata Lo Prete ouve o relato de Thiago. Ele fala de UPAs lotadas, da espera pelo teste que nunca chegou e a despedida distante do pai: ‘meu pai no caixão fechado, na gaveta escrito Covid-19’.
José, pai do comerciante Thiago, morreu em Pernambuco à espera do teste da Covid-19
Arquivo Pessoal
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.
Logo podcast O Assunto – matéria
Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também