Moradores fazem cercas nas ruas para impedir circulação de pessoas e impedir proliferação do coronavírus no interior do Ceará


Santana do Cariri tem cinco casos confirmados de Covid-19, segundo dados do IntegraSUS atualizados até 9h55 desta terça (12). Moradores fazem cerca temendo proliferação da Covid-19 em Santana do Cariri
Moradores de Santana do Cariri, no interior do Ceará, estão montando cercas nas ruas para impedir que as pessoas saiam de casa e a passagem de carros nas vias, temendo a proliferação do coronavírus na cidade. Segundo dados atualizados até as 9h55 desta terça-feira (12) na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Santana do Cariri tem cinco casos confirmados de Covid-19 e nenhum óbito.
O Ceará registrou a morte de 1.228 pessoas por Covid-19, além de 17.879 casos da doença confirmados, até as 9h55 desta terça-feira (12). Houve, contudo, a recuperação de 9.202 pessoas que contraíram a doença. Os dados são da plataforma IntegraSUS.
Morador de Santana do Cariri, no Ceará, faz cerca na rua para impedir circulação de pessoas, temendo proliferação do coronavírus na região.
Arquivo Pessoal
Em Santana do Cariri, a maioria dos casos suspeitos e positivos para a doença estão no Bairro Inhumas, segundo a secretária da Saúde de Santana do Cariri, Aline Maria Alencar. Ela afirmou que a região passou por higienização durante a madrugada, e que ainda nesta terça-feira será iniciado um levantamento domiciliar para identificar casos suspeitos sintomáticos da doença no bairro, para realização de testes.
A secretária não falou sobre os moradores que estão construindo cercas nas ruas, mas admitiu que algumas pessoas entraram em pânico na cidade após saber que populares com suspeita de Covid-19 estavam circulando na região.
“Pessoas da cidade que procuraram o serviço de saúde foram afastadas com atestados pra que se mantivessem em casa porque estavam com sintomas da Covid. E essas pessoas, nesse ínterim, a gente tem informações de estarem circulando. É o que a gente pede atenção. Teve que a população entrar em verdadeiro pânico, solicitando parceria da polícia porque viram ou escutaram que as pessoas estavam circulando. Então é importante que as pessoas se mantenham (em casa) e sigam as orientações médicas”, reforçou Alencar.
De acordo com ela, as famílias notificadas como casos suspeitos ou confirmados vão receber suporte da secretaria com relação aos itens básicos de subsistência.
“A gente pede que fique em casa, usando todo o suporte. Pra isso, a gente, enquanto gestão, e alguns grupos solidários, estamos entrando em contato com essas famílias pra que não fiquem descobertas de alimentação, de itens de higiene, pra que não tenham motivo algum de sair de casa. Estamos montando uma rede com assistência social pra que, na necessidade, informem se precisam de alguma coisa pra que a gente leve com todas as medidas de segurança possíveis”, acrescentou a secretária.
Ainda segundo Aline Maria Alencar, o Bairro Inhumas deve receber orientações de regras mais rígidas para evitar a circulação de populares no local.

By Negócio em Alta

Veja também