Monitor ambiental do México flagra “dança de atração” de maria-leques; veja o vídeo!


Durante a corte, aves mostram os ornamentos nas cabeças; comportamento é difícil de ser observado na natureza. Vídeo mostra a corte de atração de maria-leques-do-norte no México
José Quintana Delgado, responsável pelo monitoramento de fauna da Selva Lacandona, situada no leste do estado mexicano de Chiapas, conseguiu filmar comportamento de corte da maria-leque-do-norte (Onychorhynchus mexicanus), um fenômeno considerado único e muito exclusivo. Na “dança da conquista” as aves fazem jus ao nome e mostram os topetes que se abrem como leques.
O registro único foi feito enquanto o mexicano realizava um de seus trabalhos para a organização “Natura Mexicana”, uma entidade não governamental dedicada à conservação e proteção das espécies. José atua principalmente monitorando populações de araras-vermelhas, espécie considerada em perigo de extinção no país. No momento do flagrante, por sorte, ele estava com a câmera apontada para registrar outra ave no local.
Os monitores envolvidos com a ONG se aventuram em busca da restauração e proteção do patrimônio natural do México
Natura Mexicana/Divulgação
“Para mim foi uma coisa incrível e maravilhosa, pois eu nunca tinha visto nenhum passarinho namorando com sua parceira. A maria-leque apareceu fazendo seus movimentos de namoro e eu fiquei impressionado pela forma como o macho conquista a fêmea e como os dois estendem seus topetes, um de uma cor e o outro de outra”, relembra o monitor ambiental.
Com pouco mais de 15 centímetros, a ave pode até passar despercebida quando não está em época de acasalamento. Isso porque seu principal detalhe, que inclusive a nomeia, fica recolhido e escondido na penugem. O leque na cabeça, quando estendido, apresenta as cores escarlate, preto e azul nos machos e amarelada nas fêmeas, detalhes que são possíveis notar no vídeo.
Luciano Lima, biólogo especialista em aves, afirma que a corte reprodutiva é um comportamento presente em muitas espécies de aves. Nele um ou ambos os sexos geralmente executam movimentos ritualizados com o objetivo de atrair um novo parceiro ou reforçar os laços com um já existente. “Na maior parte das aves, a corte tem duração bastante curta, além de ser um comportamento limitado a um período do ano, que é a estação reprodutiva. Dessa forma, independente da raridade da espécie, é um comportamento difícil de ser observado e registrado na natureza”, define ele.
Durante o cortejo, o macho da maria-leque-do-norte desdobra sua crista vermelha e vira a cabeça de um lado para o outro rapidamente, em resposta, a fêmea mostra a sua crista amarela
José Quintana Delgado/Acervo Pessoal; Natura Mexicana/Divulgação
O Terra da Gente já flagrou uma ave desta mesma família realizando a abertura do leque. A espécie filmada era a maria-leque-do-sudeste que se diferencia da flagrada no México pela área de ocorrência e por apresentar tonalidades mais intensas na coloração do que sua colega de gênero. É o que explica Luciano Lima: “as quatro espécies que compõem o gênero se diferem um pouco no tamanho e em diversos detalhes da plumagem. A maria-leque-do-sudeste, por exemplo, é menor e tem o bico mais curto do que a espécie filmada no México, que tem o peito nitidamente marcado com pequenas manchas”.
Ele acrescenta ainda que a maria-leque-do-sudeste é mais rara e, portanto, mais difícil de ser observada na natureza. Não por acaso, ela se encontra ameaçada de extinção. Para o biólogo coordenador do programa de monitoramento e conservação da fauna silvestre da Natura Ambiental, Rodrigo León Pérez, independente de raridade, as aves são indicadores inequívocos da qualidade do habitat e, apesar de essa espécie ser relativamente comum na área, flagrar o cortejo é algo único e que ainda não havia sido feito.
“Sem dúvida, destaca o esforço de nossos monitores em campo, parte de sua experiência e dedicação à observação de aves”, ressalta ele. “Realmente poucos têm a oportunidade de testemunhar algo assim. E na natureza a gente têm muitas coisas que podemos observar e nos enriquecer. Eu fico muito grato de que nessa ocasião eu tenha conseguido testemunhar”, comemora José.
Peito marcado com manchas e coloração menos intensa diferem essa espécie de maria-leque
José Quintana Delgado/Acervo Pessoal; Natura Mexicana/Divulgação

By Negócio em Alta

Veja também