Mercado Fitness continua se desenvolvendo mesmo na pandemia


Serviços e especializações se adaptam para superar desafios e preparar profissionais para o futuro Aula de pós-graduação em Fitness e Saúde com o PhD. Belmiro Salles
Isabela Amaral/IESPE
Há anos o mercado Fitness segue em plena expansão no Brasil, país que já é o segundo em número de academias de acordo com a associação internacional IHRSA. Com o surgimento do novo coronavírus, o cenário mudou consideravelmente para atender às exigências de isolamento social. Mas, para instituições de ensino e academias, este está sendo um momento importante para agilizar a transformação digital e preparar profissionais para o mercado do futuro.
Formação atualizada
Foi essa transformação que aconteceu no instituto IESPE, já experiente em pós-graduações presenciais na área. Além da capacitação de professores para realizar aulas online, a instituição está atualizando a pós-graduação em Fitness e Saúde.
De acordo com o coordenador, MSc. Raphael Soares, o foco em tecnologias, empreendedorismo e marketing já existia mesmo antes da pandemia. A intenção agora é intensificar esse trabalho para que os novos especialistas possam se tornar versáteis e capazes de alcançar alunos com eficiência e qualidade nos meios digitais.
O profissional de educação física e ex-aluno da pós, Tiago Arley Frizeiro, aprovou a metodologia. Ele afirma que os conceitos ministrados no curso seguem as tendências do mercado fitness e trazem novas perspectivas para os alunos. “Eu tenho uma empresa de consultoria, alguns ensinamentos eu já estou usando no meu novo modelo de trabalho e tenho ótimos resultados. Tem me ajudado a desenvolver muitas coisas com meus alunos mesmo à distância”, contou.
Tiago Arley Frizeiro
Acervo pessoal
Apesar das dificuldades do contexto atual, um fator que a instituição não abriu mão foi do corpo docente, especializado e reconhecido por atuações de destaque no mercado fitness nacional. O coordenador garantiu que a mudança temporária para o formato online não vai afetar a qualidade do curso. “Hoje contamos com os principais professores e pesquisadores da área, consagrados e que são seguidos por multidões. Não só pela facilidade de aplicação de metodologias que eles dominam muito bem, mas também por serem professores e pesquisadores”, destacou Raphael Soares.
Aula prática da pós de Fitness e Saúde com o professor Pedro Menezes. Alunos já estavam acostumados a utilizar tecnologia nas atividades
Nathália Pacheco
O que mudou no trabalho dos personal trainers?
Assim como no caso da pós-graduação em Fitness e Saúde, que está em sua sétima turma, serviços já experientes estão tendo que se adaptar rapidamente.
Na atual pandemia, profissionais e academias estão mantendo o contato com os alunos. O Gympass, plataforma para acesso ilimitado a estabelecimentos de atividades físicas, é um dos que já se adaptaram. Agora também estão oferecendo aulas ao vivo e gravadas das academias e estúdios parceiros.
O momento é de desenvolvimento de habilidades. Mas além de aderir ao formato digital é preciso também estudar para poder atender a pessoas dos grupos de risco, cada vez mais necessitadas de uma rotina saudável e do fortalecimento da imunidade.
De acordo com a personal trainer e aluna da pós de Fitness e Saúde, Marina Pipa Oliveira, esse é um dos fatores que possibilitou a ela mais confiança em seus atendimentos. Mesmo antes da pandemia, ela afirma que o aprendizado foi além da avaliação do cliente e mercado, planejamento de ações, prescrições/controle do exercício físico e gestão de seus clientes.
Marina Pipa Oliveira
Arquivo pessoal
“O curso tem agregado muito em conhecimento e me auxiliado nos diferentes tipos de clientes que atendo. Além de ter me despertado o interesse em aprofundar em algumas matérias que foram ministradas. Os conhecimentos adquiridos me trouxeram mais segurança para trabalhar principalmente com clientes que requerem um pouco mais de cuidados por motivos de saúde”, concluiu.

By Negócio em Alta

Veja também