Acidente aconteceu em 18 de fevereiro e deixou mais de 60 feridos. Segundo Carlos Ferreira, vão ser tomadas as ‘medidas administrativas e judiciais cabíveis’. Laudo sobre acidente no metrô do Recife sai na próxima semana, diz novo superintendente
O laudo da colisão entre dois trens na Estação Ipiranga, no Recife, que deixou mais de 60 feridos no mês de fevereiro, sai na próxima semana, segundo o novo superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no estado, Carlos Ferreira. O advogado assumiu o cargo no dia 30 de abril deste ano e falou também sobre a busca de recursos, que deve ser o principal foco da nova gestão (veja vídeo em cima).
“A gente está tendo a conclusão desse laudo na próxima semana. Então, logo a gente tenha essa conclusão, vou divulgar e tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis”, informou Ferreira, durante entrevista ao Bom Dia PE.
O acidente aconteceu no dia 18 de fevereiro, após uma série de paralisações do sistema devido a problemas. Na ocasião, o metrô foi notificado pelo Procon Pernambuco e foi . O secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, chegou a dizer que o metrô do Recife estava “uma baderna”.
Trens colidiram na Estação Ipiranga, parte da Linha Centro do Metrô do Recife, nesta terça-feira (18)
Reprodução/WhatsApp
Outros problemas como mal funcionamento dos ar-condicionados, elevadores e escadas rolantes nas estações não tiveram prazo de resolução divulgado. Ainda segundo Ferreira, o foco da sua gestão é a busca de recursos.
“Quando você compara o número de viagens realizadas pelo sistema e o número de falhas, o percentual é de 0,2%. A dificuldade que temos é voltada à manutenção e queremos resolver o mais rápido possível”, afirmou.
Questionado sobre a troca de chefia da CBTU no Recife em dois meses poder afetar o serviço, Ferreira afirmou que não há impacto na operação.
“Embora o superintendente participe do dia a dia das decisões do metrô, o que impacta diretamente na operação não é modificado porque é feito por pessoas concursadas que estão empregadas no metrô há mais de 30 anos”, disse.
O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber sobre a conclusão do inquérito aberto na época, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Entenda como ocorreu o acidente que deixou feridos no Metrô do Recife