Investimentos sustentáveis baseados em fatores ESG

Investimento sustentável é um tipo de investimento que não visa somente o retorno financeiro, mas também o caráter ambiental e social das empresas que está investindo a fim de garantir um crescimento econômico mais responsável.

Quando estes investimentos são baseados em fatores ESG, os investidores analisam o comportamento das instituições com relação ao meio ambiente, verificando como atuam para reduzir as mudanças climáticas, além de como preservam os bens naturais e os efeitos das ações com relação à biodiversidade. Um exemplo disso é a gestão dos recursos naturais, como a água, matérias-primas da natureza e a energia, lembrando que os investimentos em fontes renováveis, como a energia solar, eólica e hidroelétrica, auxiliam na redução do uso de combustíveis fósseis.

Já o lado social analisa o posicionamento da empresa no que diz respeito aos direitos humanos, incluindo a justiça social e as condições de trabalho. Além disso, considera o relacionamento com os clientes, colaboradores, fornecedores e outras pessoas que fazem parte da empresa, incluindo as iniciativas em comunidades locais e as ações e políticas de inclusão. 

E por fim, a governança, que inclui as atividades das lideranças, incluindo o conselho. Para isso, os investidores analisam como a empresa atua com os acionistas, além de verificar se estão alinhados com as normas e regulamentações efetivas contra corrupção e fraudes, já que para se encaixar no ESG, a liderança deve agir com ética e transparência em todos os negócios.

Diante destas iniciativas, é importante destacar que as empresas que seguem a agenda ESG podem emitir uma certificação, além da possibilidade de publicarem relatórios de sustentabilidade com detalhes do desempenho e cumprimento dos critérios ESG, melhorando a reputação da marca. 

Por fim, gostaria de ressaltar que os investimentos sustentáveis não são benéficos apenas para o meio ambiental e social, mas também para o financeiro, já que as empresas que aderem às práticas ESG têm demonstrado maiores oportunidades de crescimento, já que os consumidores estão buscando cada vez mais por produtos e serviços sustentáveis e conscientes.. 

Diante deste cenário, é nítido que, à medida que mais investidores buscam alinhar seu portfólio com seus valores, a demanda por investimentos conscientes e que promovam um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente continuará a crescer.

Sobre o autor

Edmilson Gama é  especialista em Governança Corporativa e Compliance, advogado, engenheiro e mestre em economia. Possui livros publicados em finanças empresariais e governança corporativa, e atualmente atua como CFO do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. 

By Alice Pavanello

Veja também