Além de quem queria atendimento nas lojas, bancos ficaram com filas enormes. Comerciantes criticaram a medida. Veja como foi o primeiro dia de revezamento do comércio em Gurupi
No primeiro dia do comércio funcionando em esquema de revezamento, aglomerações voltaram a ser registradas no centro de Gurupi. Além de quem procurava atendimento nos lojas e outros estabelecimentos, as filas dos bancos também estavam imensas, com dezenas de clientes esperando na calçada sob tendas do lado de fora das agências.
A escala para funcionamento do comércio foi criada pela prefeitura e acabou sendo alvo de críticas dos comerciantes. Alguns deles afirmam que a medida fez com que as aglomerações acabassem se intensificando.
“Eu teria 11 horas aberto. Os clientes distribuídos em 11 horas. Agora eles vão concentrar em seis horas. Fez foi aumentar. Seria muito bom isso ai nas grandes cidades, em que o pessoal vai de ônibus, metrô, trem. Aí tudo bem para não juntar dentro de um vagão de metrô, trem ou num ônibus. Agora para nós, que não tem transporte coletivo, o pessoal vem de bicicleta, de moto, a pé. Isso não tem a menor necessidade. Imitou uma cidade grande e fez foi piorar”, afirma o comerciantes Mario Humberto Theodoro.
Lojas de Gurupi ficam movimentadas no primeiro dia do revezamento
Reprodução/TV Anhanguera
Já alguns moradores gostaram das novas regras. “A pessoa vem, resolve e não tem problema. Para mim foi ótimo”, disse o aposentado Amadeu Pires.
Veja como ficou a escala de funcionamento.
Das 7h às 13h
Poderão funcionar lojas de roupas, cama, mesa e banho, além de comércios de tecidos, armarinhos, calçados, materiais de construção civil, produtos agropecuários e veterinários, revendedoras e concessionárias de veículos, máquinas pesadas, motos e bicicletas; auto peças e equipamentos (automotivos, máquinas pesadas, motos e bicicletas).
Das 13h às 19h
No período da tarde poderão funcionar lojas de móveis e eletrodomésticos, eletroeletrônicos e importados, barbearias e salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias, óticas e joalherias, ferragens, brinquedos e utilidades, produtos de informática, serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados, estrutura metálica e vidraçarias.
Outros estabelecimentos
As sorveterias e açaiterias poderão funcionar das 16h às 22h. Restaurantes deverão funcionar até no máximo 14h30, exceto àqueles localizados às margens da BR-153. As academias passarão a funcionar das 18h às 22h.
Conforme a prefeitura, os segmentos que não foram especificados no decreto permanecem com o horário de funcionamento atual.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.