‘Fusca cultural’ faz projeções com poesias, artes plásticas e performances em prédios do Rio


Idealizadora Kellys Kelfis diz que projeto surgiu para “ser um afago” nas pessoas durante o isolamento social. Apresentações acontecem toda sexta-feira em bairros da cidade. Projeções incluem exposiçōes de artes plásticas e poesias declamadas pelos seus autores.
Arquivo pessoal/ Kellys Kelfis
Oferecer um pouco de cultura às pessoas em tempos de isolamento social tem sido a missão da atriz e produtora cultural Kellys Kelfis, que transformou seu fusca, batizado como Gaspar, em um palco móvel. Toda sexta-feira, ela faz projeçōes em prédios e muros da cidade com exposiçōes de artes plásticas e poesias gravadas declamadas pelos seus autores. Já os alto-falantes do veículo são responsáveis pelas músicas de artistas autorais e peças de teatro audíveis-sensoriais.
Kellys contou ao G1 que está há um mês no projeto “Pintando o 7 com Gaspar, arte na quarentena”, e que toma todos os cuidados necessários para não colocar a saúde de ninguém em risco.
Kellys Kelfis e seu fusca cultural, batizado como Gaspar.
Arquivo pessoal/ Kellys Kelfis
“Vou sozinha, uso máscara, álcool gel, luvas, não tenho contato com ninguém e faço tudo de dentro do carro”, explicou a produtora. A plateia é composta por pessoas em suas janelas, varandas, e, eventualmente, pessoas que estão passando pelo local.
São cinquenta minutos de entretenimento, que misturam poesia, música e arte plástica. Na jornada cultural, o fusca já fez paradas em Santa Teresa, Leme, Humaitá, Laranjeiras, Botafogo e Cosme Velho.
“Também, claro, faço um prólogo bem legal, mostro meu trabalho, apresento os artistas . O conceito é dar destaque a artistas que se autoproduzem, para que esse momento seja um afago para quem está trancado em casa. Não é nada com DJ e músicas badaladas, para isso já existem as lives”, avaliou ela.
A iniciativa tem tido boa aceitação, garantiu Kellys, que só teve duas reclamaçōes até hoje. “Uma foi um senhor que pediu para diminuir o volume e outro um homem que me tacou um ovo. Mas 85% das pessoas gostam. Até já pediram para eu fazer essa minha programação cultural de projeçōes para um aniversário e domingo que vem farei outra para o Dia das Mães.”

By Negócio em Alta

Veja também