Objetivo, segundo a Secretaria do Estado de Saúde, é evitar aglomerações. Pacientes devem fazer cadastro rápido para ter acesso ao serviço. Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes adota medidas para melhorar o atendimento
A partir desta segunda-feira (4), os pacientes que dependem da Farmácia de Alto Custo de Mogi das Cruzes contarão com o apoio de um aplicativo de agendamento para serem atendidos. A medida faz parte de uma série de mudanças promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde para agilizar o atendimento e evitar aglomerações.
Há anos a Farmácia de Alto Custo, que é referência aos municípios do Alto Tietê, é alvo de reclamações por causa da demora no atendimento e pelas longas filas. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a preocupação de quem depende da unidade para ter acesso a medicamentos essenciais se tornou ainda maior.
A expectativa, no entanto, é que a situação mude com a implantação do aplicativo ‘Remédio Agora’, que auxiliará no agendamento dos atendimentos. De acordo com a coordenadora de assistências farmacêuticas Alexandra Fidêncio, o app está disponível nas lojas de aplicativos e o paciente só precisa de um cadastro rápido para ter acesso.
“O paciente baixa o aplicativo ‘Remédio Agora’ e com os próprios dados cadastrais, que já são utilizados aqui na farmácia, [como] o número Cartão Nacional de Saúde, nome do paciente, ele pode cadastrar o número do último recibo”, explica.
Clique aqui para baixar o aplicativo em um smartphone Android
Clique aqui para baixar o aplicativo em um smartphone IOS
Alexandra lembra, no entanto, que as pessoas que nunca foram atendidas pela unidade devem fazer um cadastro prévio, pessoalmente, para conseguir acessar o aplicativo.
“O aplicativo é utilizado pelos pacientes que já estão cadastrados na farmácia justamente por utilizar como referência o número do último recibo. [Quem não tem cadastro] se cadastra presencialmente para receber as orientações dentro da farmácia. Depois, na próxima vez, ele já pode se cadastrar pelo aplicativo”, afirma Alexandra.
Além do ‘Remédio Agora’, a farmácia também recebeu adaptações estruturais para agilizar o atendimento. Com as novas mudanças, segundo Alexandra, será possível atender até 88 pacientes em cada faixa de horário.
Fila de espera na Farmácia de Alto Custo, em Mogi das Cruzes, gera reclamações entre pacientes
Reprodução/TV Diário
“A gente consegue atender um paciente em 15 minutos. Então, nós conseguimos ampliar o numero de guichês dessa unidade com essa remodelação da gestão, nós tínhamos 10, passamos para 22 guichês. Então, cada guichê tem a capacidade de atender quatro pacientes por hora”.
A coordenadora pede que os pacientes façam o cadastro o quanto antes para que o atendimento na unidade já comece a ser agilizado. Além disso, lembra da importância do uso de máscaras ao visitar a farmácia.
“Nosso apelo é que a partir de hoje o paciente possa fazer seu agendamento de amanhã pelo aplicativo. Assim a gente evita que ele fique em fila. Ele pode ser atendido rapidamente, não tem longa espera. Então isso facilita a vida dele, nesse momento de pandemia auxilia nas questões da gente respeitar a questão de espaçamento entre os pacientes”, conclui.