Estado do Piauí faz contrato com rede privada e passa a ter 43 novos leitos exclusivos para Covid-19


Segundo Wellington Dias (PT), espaços passam a ficar disponíveis ao governo a partir de sábado (9). De acordo com governador, leitos ‘estavam recebendo pressão muito grande de vários lugares’. Governador fala sobre casos e novas medidas contra o coronavírus
O estado do Piauí fez contrato com a rede privada de saúde e obteve a liberação de novos 43 leitos clínicos para o tratamento de pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O anunciou foi feito pelo governador Wellington Dias (PT) nesta sexta-feira (8).
Os novos leitos estarão disponíveis a partir de sábado (9). “Hoje fizemos um contrato com a rede privada para colocar a partir de amanhã (sábado) 43 novos leitos do setor privado, que estavam recebendo pressão muito grande de vários lugares”, disse o governador.
Veja serviços afetados pelo coronavírus no Piauí
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
Acompanhe a evolução da curva epidêmica no estado
Leito de UTI no Piauí
Divulgação/Sesapi
“Resolvemos trazer para o estado, compor para leitos Covid-19 exclusivos. Temos leitos para outras doenças e outros para coronavírus, espalhados em 34 regiões por estado”, continuou.
Wellington Dias participou de uma videoconferência com o professor e pesquisador da UFPI, Jefferson Leite, com o diretor do Instituto Amostragem, Batista Teles, e com o consultor da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Massad, para avaliar a taxa de contaminação de coronavírus no Piauí.
A taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 é atualmente de 36% e, segundo Wellington, “precisa de um cuidado”, mas que ainda “temos condições de tempo para poder andar”, se referindo que a demanda ainda suporta a oferta de leitos.
Videoconferência de Welligton Dias
Reprodução
Na videoconferência, com base em uma pesquisa de amostragem que deve ser concluída no sábado, foi apresentado que atualmente a estima de infectados por Covid-19 no estado seja de mais de 15 mil (15.300).
Wellington Dias
Reprodução
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio
Getty Images via BBC
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:
Dicas de prevenção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também