Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto para a Saúde


Entre as ideias apresentadas, há desde farmácia fitoterápica e centro de tratamento para dependentes químicos a fim de terceirizações e programas de saúde preventiva. Urna eletrônica
John Pacheco/G1
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto (SP) para a área da saúde nas eleições de 2020. As candidaturas ainda estão pendentes e dependem de aprovação da Justiça Eleitoral.
Veja a lista abaixo em ordem alfabética dos nomes que aparecerão nas urnas.
Chiarelli (Patriota)
Chiarelli (Patriota) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Lucas Amaral
No programa de governo, o candidato do Patriota defende a valorização de médicos e enfermeiros com salários dignos, a contratação de clínicos gerais, ginecologistas, urologistas e pediatras à disposição dos bairros 24 horas por dia, além de agilidade na emissão de exames laboratoriais.
Chiarelli também propõe que a atual estrutura de atendimento seja aproveitada com os aparelhos clínicos necessários nas áreas mais demandadas, além de reestruturar os órgãos que cuidam do tratamento de pessoas com deficiência e a criação de um centro de tratamento para pessoas com dependência química.
Veja a íntegra do plano de governo
Coronel Usai (PRTB)
Coronel Usai (PRTB) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Thielo
No programa de governo, o candidato do PRTB quer terminar as obras da UPA Sumarezinho e reformar a UPA 13 de Maio, além da construção de um AME. Promete ampliar programas sociais na área e criar dois novos programas: Saúde Participativa e Voluntários da Saúde.
Usai também propõe um sistema de atendimento de podologia aos pacientes com diabetes graves nos pés. Além disso, cita um Plano de Saúde Plurianual, a contratação de novos profissionais, bem como quer estabelecer metas de produtividade para as equipes. O candidato ainda promete investir em equipamentos, remédios e ambulâncias do Samu.
Veja a íntegra do plano: ainda não disponível no Tribunal Superior Eleitoral.
Cris Bezerra (MDB)
Cris Bezerra (MDB) é candidata à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, a candidata do MDB defende a reorganização da estrutura do SUS, a busca por recursos estaduais e federais, além da qualificação com educação continuada dos profissionais de gestão e atendimento para qualificar processos com tecnologia e humanização.
Cris também propõe mais equipes do Programa Saúde da Família focadas em prevenção, o fortalecimento da Fundação Hospital Santa Lydia, a criação de uma central de inteligência de consultas e exames, além de viabilizar recursos para implantar uma UPA no Ribeirão Verde e discutir com a comunidade a revisão do atendimento em saúde mental.
Veja a íntegra do plano de governo
Duarte Nogueira (PSDB)
Duarte Nogueira (PSDB) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, o candidato do PSDB defende a ampliação de canais de atendimento para críticas e sugestões dos pacientes, a sequência na implantação do AME+ com o estado e mais profissionais no Programa Saúde da Família.
Nogueira também propõe investimentos em banco de dados e tecnologia, um ambulatório para casos geriátricos complexos, reformas em unidades de saúde, construção e reforma de Centros de Atenção Psicossocial, além de analisar o possível atendimento por telemedicina para reduzir esperas e como opção para diagnósticos especializados.
Veja a íntegra do plano de governo
Emilson Roveri (Rede Sustentabilidade)
Emilson Roveri (Rede) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Sergio Mariano
No programa de governo, o candidato da Rede Sustentabilidade quer fortalecer o SUS com valorização dos profissionais e descentralização do atendimento em unidades de saúde dos bairros. Roveri defende um atendimento domiciliar mais humano para os pacientes.
O candidato fala em aumentar equipes do programa Saúde da Família, implantar melhorias nos sistemas de agendamento virtual de consultas e de atendimento às vítimas de violência familiar. Fala, também, em aumentar a qualidade dos serviços oferecidos com treinamento e capacitação dos agentes.
Veja a íntegra do plano: ainda não disponível no Tribunal Superior Eleitoral.
GB33 (PMN)
GB33 (PMN) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, o candidato do PMN defende a criação de um programa fitoterápico na saúde, com a implantação de um laboratório e de uma farmácia com remédios à base de plantas medicinais para o atendimento à população.
Gérsio Baptista também propõe em seu plano para a saúde o “Atendimento Certo, que prevê a implementação de um sistema online aos pacientes para o agendamento de consultas. Os serviços de saúde estão entre os setores que, segundo ele, serão beneficiados por inovações em informática e biotecnologia.
Veja a íntegra do plano de governo
Machado (PT)
Machado (PT) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, o candidato do PT defende o acesso igualitário à saúde de acordo com as diretrizes do SUS e com ações entre diferentes setores, a valorização da atenção a idosos e grupos específicos, além de uma reorganização no atendimento das unidades básicas.
Machado também propõe instituir Conselhos Distritais de Saúde, retomar Conselhos Gestores nas unidades, educação permanente e plano de carreira a profissionais, além da readequar espaços contra a Covid-19, fortalecer o Centro de Especialidades Odontológicas e criar o Programa de Saúde da População Negra e da Mulher Negra.
Veja a íntegra do plano de governo: ainda não disponível no Tribunal Superior Eleitoral.
Mauro Inácio (PSOL)
Mauro Inácio (PSOL) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Center Fotos
No programa de governo, o candidato do PSOL quer equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em todas as unidades, com atendimento padronizado, auditoria em contratos, democratização do Conselho de Saúde e o fim das terceirizações com concursos públicos.
Mauro Inácio também propõe um ambulatório especializado no atendimento de pessoas LGBTQI+, a criação de um protocolo municipal para atendimento e acolhimento ao aborto legal, aprimorar o sistema “leva e traz” de pacientes, bem como o desenvolvimento de protocolos para amamentação e aleitamento.
Veja a íntegra do plano de governo
Rodrigo Junqueira (PSL)
Rodrigo Junqueira (PSOL) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Jorge Dias
No programa de governo, o candidato do PSL promete o ‘É Melhor Prevenir’, programa em convênio com as faculdades de comunicação e medicina para prevenção de doenças contagiosas e acidentes. Também quer o ‘Saúde Bucal’, para crianças de 6 a 12 anos da rede municipal de ensino.
Junqueira defende ainda a criação de outros dois projetos: o ‘Medicina nos Bairros’, que prevê que todos os bairros da cidade tenham estrutura mínima para atendimentos aos moradores, e o ‘Medicina Comunitária’, que funcionará como estrutura do plano anterior, mas focado em atendimentos na casa dos pacientes infantis e idosos.
Veja a íntegra do plano de governo
Suely Vilela (PSB)
Suely Vilela (PSB) é candidata à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, a candidata do PSB defende mais recursos para fortalecimento do SUS com entes federativos e quer o fim do desmonte do quadro de médicos da rede pública. Promete colocar em funcionamento a UPA Oeste e melhorar as já existentes.
Quer criar o programa “Fim da Fila”, que visa utilizar tecnologia digital para melhorar a rotina das equipes de saúde e evitar filas de espera aos usuários. Cita implementar consultas por telemedicina e propõe parcerias descentralizadas por meio de consórcios públicos para melhorar a qualidade de serviços e economicidade.
Veja a íntegra do plano de governo
Vanderley Caixe (PCdoB)
Vanderley Caixe (PCdoB) é candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP
Divulgação
No programa de governo, o candidato do PCdoB defende a saúde como bem universal e acredita que a área é importante na implementação de políticas sociais como instrumentos de combate à miséria, à pobreza e a qualquer tipo de desigualdade socioeconômica.
Para isso, Caixe defende que o sistema de saúde de Ribeirão Preto deva ser mais bem gerido e que apresente propostas de atendimentos que sejam mais ágeis e eficientes para os usuários da rede pública. Além disso, o candidato acredita em uma atenção mais humana aos pacientes e servidores da pasta.
Veja a íntegra do plano de governo: ainda não disponível no Tribunal Superior Eleitoral.
Calendário das eleições 2020
Confira abaixo as datas do calendário eleitoral deste ano:
a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
15 de novembro: primeiro turno da eleição;
29 de novembro: segundo turno da eleição;
até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.
Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca
Eleições 2020 – Funciona Assim

By Negócio em Alta

Relacionados