Eleições 2020: os planos dos candidatos a prefeito de Natal para o transporte público


Veja propostas dos 14 candidatos ao Executivo da capital potiguar. Urna eletrônica
Heloise Hamada/G1
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Natal, nas eleições de 2020, quando o assunto é transporte público. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Afrânio Miranda – Podemos
Podemos oficializa candidatura de Afrânio Miranda à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Entre as 19 diretrizes apontadas como foco da possível gestão de Afrânio Miranda, o transporte público e a mobilidade urbana fazem parte da “Natal Integrada”. De acordo com o plano de governo do candidato, uma das propostas é a criação de um fundo público para subsidiar os benefícios de gratuidade a idosos e meia-passagem de estudantes, que atualmente acabam sendo pagos pelo usuário que desembolsa a tarifa completa.
De acordo com o candidato, o modelo é aplicado na cidade de São Paulo e a fonte de recursos pode vir de convênios, multas, contribuições do setor público e privado, crédito suplementar do orçamento municipal, verbas publicitárias e estacionamentos públicos via licitação.
O candidato também quer buscar convênio com o governo federal para “enraizar” as linhas de veículos leves sobre trilhos em bairros de Natal, para aumentar integração com outros modais de transporte, inaugurar bicicletários públicos em pontos estratégicos da cidade e adotar um novo modelo padrão para as paradas de ônibus de Natal, com mais conforto para o usuário.
Veja o plano de governo
Álvaro – PSDB
PSDB oficializa candidatura de Álvaro Dias à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
No plano de governo do atual prefeito de Natal, o transporte público está incluído nas propostas para a área temática Mobilidade Urbana. Se reeleito, Alvaro afirma que vai modernizar a rede de transporte público com redesenho das linhas de ônibus, formando linhas estruturais e regionais e reduzindo a sobreposição entre elas, para diminuir os custos do sistema. Também está prevista a construção de quatro terminais de integração com áreas comerciais, através de Parceria Público-Privada.
O plano prevê recuperação de 650 abrigos de passageiros e instalação de 350 novos, além de reforma dos terminais de bairros. O candidato também propõe ampliar em 40 km os corredores exclusivos e semiexclusivos, para garantir viagens mais rápidas.
A instalação de transbikes nos coletivos, que possibilitem ao ciclista pegar ônibus para fazer viagens mais longas, também está entre as propostas de governo. Também é prevista instalação de bicicletários e paraciclos nas quatro regiões administrativas da cidade e a implantação de linhas turísticas, para atender visitantes que queiram conhecer a cidade.
Veja o plano de governo
Carlos Alberto – PV
PV oficializa candidatura de Carlos Alberto à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Carlos Alberto defende a implantação de transporte público gratuito, com tarifa zero para o usuário do sistema, a exemplo do que acontece em cidades ao redor do mundo. De acordo com seu programa, essa ação resultaria no “efeito renda”, fazendo a economia, aumentar e girar em torno da própria cidade.
Caso seja eleito, o candidato afirma que vai contratar e viabilizar um plano para o transporte na região metropolitana de Natal com planejamento para 30 anos e que leve em consideração a integração entre os sistemas rodoviários e ferroviários. A execução das medidas seria consorciadas com os demais município da Grande Natal.
O candidato defende que deve ser pensado o aumento do adensamento urbano próximo às estações ferroviárias existentes na capital e na região metropolitana, buscando aproximar as habitações, os serviços públicos e as atividades comerciais dessas estações. Com isso, ele considera que haveria viabilidade econômica para a instalação de linhas de metrô em um “futuro próximo”.
Veja o plano de governo
Coronel Azevedo- PSC
PSC oficializa candidatura de André Azevedo à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Dentro do eixo temático de Transporte, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, o plano de governo do Coronel Azevedo pontuou ações como Instalação câmeras de monitoramento de trânsito em todo os transportes públicos, ampliação das faixas exclusivas para ônibus e outros transportes coletivos, além de reforma, ampliação e modernização das paradas de ônibus da cidade.
O candidato também afirma que, se for eleito, vai ampliar o número de ônibus com acessibilidade e vagas para idosos e criar um sistema de ciclovias e estações de bicicletas para o uso público na capital potiguar.
Dentro das ações de mobilidade urbana que causariam impacto no transporte público e também privado, o plano prevê construção de um centro de distribuição e descarga para desafogar o trânsito de carretas e caminhões dentro do perímetro urbano da capital, além de recapeamento asfáltico das avenidas e ampliação dos estacionamentos públicos da cidade.
Veja o plano de governo
Coronel Hélio Oliveira
PRTB oficializa candidatura de Hélio Oliveira à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Dentro do plano de governo do Coronel Hélio, as propostas sobre transporte público estão incluídas no eixo que trata sobre infraestrutura,, de um modo geral, e mobilidade urbana. Ele afirma que vai viabilizar, por meio de parcerias, a construção de linhas de BRT (Bus RapidTransit) na cidade, para aumentar as opções de transporte público.
O plano também prevê a criação de corredores expressos onde somente ônibus e táxis com passageiros poderão trafegar, além da implantação de um sistema de ônibus circular que percorrerá todos os pontos turísticos da cidade. Outra medida apontada é a construção de pontos de ônibus, estabelecendo parcerias com a iniciativa privada para exploração de propaganda.
No seu possível governo, o candidato também prevê instalação de bicicletários nos pontos de ônibus, para realização da integração intermodal, além de criação de novas ciclovias, de cruzamentos rodocicloviários e de sinalização para ciclistas.
Veja o plano de governo
Delegado Sérgio Leocádio – PSC
PSL oficializa candidatura de Sérgio Leocádio à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
O Delegado Sérgio Leocádio defende a modernização das linhas de transportes, que, segundo ele, foram concebidas quando a Cidade Alta e o Alecrim eram os centros comerciais da capital, enquanto atualmente há diversos espaços comerciais e de grande volume populacional. Ele também defende a articulação com as administrações da região metropolitana para uma gestão consorciada no transporte público de passageiros.
Se eleito, o candidato pretende implantar “veículos grandes (papa-filas)” para diminuir o tempo de espera e a lotação do transporte, além de implementar politicas de gerenciamento para que o transporte seja pontual, e o usuário saiba de forma remota os seus horários e disponibilidade.
Entre as propostas, também há previsão de criação de medidas para aumento da segurança nos transportes públicos da cidade e garantia a de que os veículos passem por manutenção periódica, com a criação de canal direto de reclamação com a Secretaria de Mobilidade. Também há previsão de construção de ciclofaixas e centros de apoio para os ciclistas.
Veja o plano de governo
Fernando Freitas (PCdoB)
PCdoB oficializa Fernando de Freitas como candidato à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
No seu plano de gestão municipal, Fernando Freitas prevê priorização do sistema de transporte público na mobilidade urbana, com elaboração de um planejamento para a definição de linhas com participação de representantes da sociedade civil. Ele ainda afirma que, caso eleito, irá realizar o processo de licitação para o transporte coletivo, com renovação da frota em 4 anos para veículos com ar-condicionado e wi-fi gratuito.
Entre as propostas do candidato, também está a implantação de um sistema informatizado online de forma a integrar os percursos dos ônibus com os horários, pontos de paradas, e permitir acesso dos usuários às informações por meio de um aplicativo.
O candidato também prevê implantação de abrigos para passageiros nos pontos de ônibus, retomada de ônibus circulares nos bairros, modernização dos serviços de emissão da carteira estudantil e gratuidade com atendimento à distância. Também quer criar um fundo metropolitano para integração de ônibus, trens e balsas com tarifa única e de 300 km de ciclofaixas e ciclovias.
Veja o plano de governo
Fernando Pinto – Novo
Novo oficializa candidatura de Fernando Pinto à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
O primeiro ponto do plano de Fernando Pinto prevê a licitação de transporte público, incluindo integração e novas linhas dinâmicas. De acordo com a proposta, o ônibus poderá pegar mais de uma rota, conforme disponibilidade apontada pela plataforma “Cidadão Interativo”. A prefeitura também deverá permitir o uso de veículos menores, pela concessionária, em horários de baixa demanda.
Caso não tenha êxito na ideia, o candidato ainda prevê licitação do serviço por empresas de aplicativos, como o Uber Bus. O candidato também pretende licitar a criação de novos modais: os veículos leves sobre trilhos (VLTs) ligando pontos extremos da cidade, como Lagoa Azul e Ponta Negra e, o transporte fluvial no Rio Potengi para ligar as zonas Norte, Leste e Oeste.
Caso eleito, o candidato prevê prioridade na construção de bicicletários e o estímulo aos transportes alternativos. Ele também prevê a realização de concessão pública das paradas de ônibus da cidade, para que possam ser adotadas pelo setor privado. Em contrapartida às melhorias, as empresas poderão fazer propagandas nos pontos.
Veja o plano completo
Hermano Morais – PSB
PSB oficializa candidatura de Hermano Morais à Prefeitura de Natal
Reprodução
Hermano Morais prevê a elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, além de parcerias com os governo e municípios da região metropolitana para integração do transporte e da mobilidade urbana. O plano de governo também aponta licitação do transporte público; estudos para implantação do sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT), ligando o Terminal Soledade-Ribeira e integração com ônibus, além de estudos sobre o transporte rápido por ônibus (BRT).
Se eleito, o candidato pretende acabar com a exigência de tempo mínimo e ampliar para 1 hora e 30 minutos o tempo máximo para integração por meio de bilhetagem eletrônica. Ele também defendeu medidas como eliminação de ociosidade e superposição de linhas, implantação de serviços sob demanda em linhas deficitárias, faixas exclusivas para transporte público, desoneração de impostos e programa progressivo de cobrança exclusiva por bilhetagem eletrônica.
Outras propostas são o rastreamento dos ônibus com informações sobre as próximas viagens nas estações; wi-fi em terminais e estações de transferência e utilização dessas estações como ponto de integração das linhas intermunicipais da região metropolitana, para evitar dupla bilhetagem.
Veja o plano de governo
Jaidy Oliveira de Sousa – DC
Democracia Cristã oficializa candidatura de Jaidy Oliver à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Para a área de transporte público, a candidata Jaidy Oliveira de Sousa defendeu a implantação do projeto Fluir Natal, que prevê conclusão do Plano de Mobilidade Urbana, além da “retirada das decisões” sobre o transporte público do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn).
Se eleita, a candidata diz que fará o reordenamento das vias de corredores de ônibus principalmente nas áreas periféricas, além de aumentar o número de estações de transferência. Entre as ações previstas no plano também está a construção de abrigos novos, principalmente em locais em que o ônibus é o único meio de transporte público.
O plano de governo também defende a reorganização e continuidade do Plano Cicloviário de Natal, com chamamento dos ciclistas para opinar, dar sugestões e participar da reconstrução do projeto. Além disso, diz que vai realizar melhorias no departamento municipal de trânsito, com profissionais especializados, para melhorar a fluidez e a segurança.
Veja o plano de governo
Kelps Lima – Solidariedade
Solidariedade oficializa candidatura de Kelps Lima à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
Em seu plano de governo, Kelps Lima prevê implantação do “transporte social”, com passagem menor em determinadas faixas de horário e desconto de até 20% sobre a tarifa. Para incentivar o uso do transporte público, ele também defende subsídios e criação de diversas faixas de tarifa, com critérios de horários, quilômetros rodados, média de passageiros transportados e o tipo de linha.
Entre outras propostas, o candidato pretende “racionalizar” o sistema, com linhas menores, rápidas e com custos mais enxutos, que funcionem interbairros e alimentem as linhas troncais. Também serão criadas linhas exclusivamente troncais (que circulem apenas nos principais corredores da cidade). A ideia é que haja integração entre as linhas e, inclusive, o transporte alternativo.
Se eleito, o candidato também quer criar o Sistema de Transporte Metropolitano, consorciado com os demais municípios, além de executar licitação do transporte público, o que implicará em renovação da frota e modernização da bilhetagem. Além disso, afirma que vai estudar e implementar as Redes Integradas de Transportes (RIT), para integração de ônibus e até trens através de terminais e estações.
Veja o plano de governo
Nevinha Valentim – PSOL
PSOL oficializa candidatura coletiva à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
O PSOL lançou candidatura coletiva com chapa formada por Nevinha Valentim, Danniel Morais, Liliana Lincka e Sol Victor. O plano de governo da Coletiva do Sol prevê a criação de um Fundo Municipal que seria destinado a investimentos na melhoria do sistema de transporte, redução de tarifas e cobertura de gratuidades.
Dentre as propostas está a implementação gradual do passe livre e a implantação da bilhetagem eletrônica em 100% dos transportes, já que ainda existem alternativos sem bilhetagem. O plano prevê ainda a garantia de funcionamento do transporte público 24h em todas as zonas da cidade.
O PSOL pretende criar comitês populares de gestão do transporte público e elaborar um Plano Diretor de Mobilidade Urbana, sem o qual a cidade fica impedida de receber recursos públicos federais. Além disso, o plano de governo prevê o desenvolvimento de um projeto que viabilize o uso da bicicleta, conectado a outros modais, e ampliar a oferta de ciclovia em 50 km nos dois primeiros anos.
Veja o plano de governo
Rosália Fernandes – PSTU
PSTU oficializa candidatura de Rosália Fernandes para Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
O projeto de mobilidade urbana do plano de governo da candidata Rosália Fernandes prevê a estatização do transporte público e a criação da Empresa Municipal de Transportes Coletivos. Para isso, o plano propõe o cancelamento da concessão ao Seturn e a incorporação de todo o patrimônio das empresas que formam o Seturn, sem indenização. Todos os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do Seturn seriam incorporadas aos quadros do funcionalismo público municipal, segundo o plano de governo.
Dentre as propostas, está o investimento de 10% da receita corrente do município no transporte público, priorizando o “Trem Metropolitano”. O investimento, segundo o plano, permitiria o aumento em 76 km da linha atual de trens (ficando com 132 km) e a abertura de 57 novas estações (perfazendo um total de 79 estações, 1 a cada 1,5 km), e ainda a aquisição de 10 trens modernos de alta capacidade. Com isso, seria possível transportar 1 milhão de passageiros por dia na Região Metropolitana.
O objetivo é mudar, no decorrer de 5 anos, a matriz de transportes de Natal para metroferroviária ampliando a rede de trens da CBTU.
Veja o plano de governo
Senador Jean – PT
PT oficializa candidatura de Jean Paul Prates à Prefeitura de Natal
Reprodução/Inter TV Cabugi
O plano de governo do Senador Jean prevê a estruturação e execução dos editais e concessões públicas de ônibus e regularização dos demais modais de transporte público. Com isso, o candidato pretende que o Poder Público retome o controle e a regulação da atividade e seu dever de fiscalização e efetivação de metas contratadas.
Além disso, o plano prevê instalação de BRTs que devem ser complementados por linhas circulares regionais nos bairros; a integração operacional e tarifária dos sistemas de transporte público com cidades da região metropolitana de Natal; e a implementação de um sistema unificado de tarifação por créditos e débitos controlados por cartão com chip e/ou por aplicativo que poderão ser utilizados em todos os modais disponíveis: VLTs (e futuro BRTs), ônibus, micro-ônibus, vans e até (via integração de crédito eletrônico) em táxis, aplicativos e bicicletas de aluguel.
O candidato pretende ainda implantar a flexibilidade de tarifação por horário, por percurso e por uso efetivo da estrutura, ou seja, com tarifa proporcional pelo percurso que utilizar, ou ter Passe Livre em trechos específicos como os corredores principais.
Veja o plano de governo
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Relacionados