Ponto turístico segue fechado desde março por conta da pandemia do coronavírus. Imagens são de maio de 2019 e inscrição se refere a vítimas de atentados terroristas. Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que a Torre Eiffel, principal ponto turístico de Paris, que foi fechado por conta da crise do coronavírus em março, reabriu com “o fim da quarentena” e uma homenagem às vítimas da pandemia. Um vídeo que circula junto mostra um espetáculo de luzes e a inscrição “por todas as vítimas”. É #FAKE.
G1
No site oficial da torre, permanece o seguinte comunicado: “Torre Eiffel fechada até segunda ordem. Esperamos vê-lo em breve”. As visitas ao monumento, que recebe 7 milhões de turistas por ano, foram paralisadas no dia 13 de março, quando a situação do coronavírus se agravou na França. Um recado no alto da página ainda faz um convite: “Aproveite a Torre Eiffel em casa. Convidamos você a (re) descobri-la graças a todo o nosso conteúdo disponível online”.
Não foi anunciada ainda uma data para a reabertura. Quando o usuário tenta simular uma compra no site, não existe uma opção de data até o fim do mês de junho; o mesmo acontece nos meses seguintes.
Um vídeo que circula junto da mensagem falsa busca comprovar a retomada das atividades no ponto turístico símbolo da capital francesa. Uma das legendas que acompanham é: “Abertura da Torre Eiffel com homenagem às vítimas da Covid”. Outra fala: “Em determinado momento, a torre parece derramar lágrimas”.
Mas as imagens são antigas, de maio do ano passado, na festa pelo aniversário de 130 anos do monumento. Na ocasião, a estrutura em ferro ganhou uma iluminação especial, com projeções e efeitos visuais variados, acompanhados de um espetáculo musical. A celebração foi noticiada pela imprensa do mundo todo.
No meio do show, aparece na torre a inscrição “por todas as vítimas”. Só que as vítimas em questão não são as do coronavírus, e sim as de atentados terroristas ocorridos no passado, como os de novembro de 2015. Foi o pior da história da Paris e deixou 130 mortos em diferentes pontos da cidade, como os arredores do Stade de France, perto de restaurantes de rua e no Teatro Bataclan.
A festa na torre foi nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2019. O vídeo pode ser visto no próprio site da torre. O texto sobre a comemoração, que reuniu um grande público, de parisienses e turistas, explica que este tipo de iluminação especial é um evento que acontece de tempos e tempos.
“Os dias 15, 16 e 17 de maio de 2019 não foram exceção à regra. Para celebrar os 130 anos de sua abertura ao público, a Torre Eiffel ofereceu três noites consecutivas de um show de luzes verdadeiramente único em todo o mundo (…) com inúmeros efeitos de luz sem precedentes: projeções a laser que destacavam o ferro forjado da torre, efeitos estroboscópicos, efeitos de luz inspirados no DNA… Ao longo de 12 minutos, ele refez a história deste monumento, seu projeto, e sua construção, até a nossa era. Foi tudo acompanhado por uma trilha sonora alegre e dramática”, informa o site.
Após quase três meses de ruas vazias, como medida para conter a propagação do coronavírus, Paris tem retomado suas atividades gradualmente. Cafés, bares e restaurantes foram autorizados a voltar a funcionar na terça (2), mas com mesas somente no lado externo e distantes umas das outras.
Os estabelecimentos estavam fechados desde 17 de março, quando foi determinada a quarentena na capital francesa. Uma parte dos museus e teatros também abriu as portas, mas o público deve usar máscara no rosto, e não é permitida lotação completa.
No entanto, por ora, não há data para a Torre Eiffel voltar a funcionar. Uma dificuldade é a subida, que é feita de elevador, o que pode facilitar a disseminação do coronavírus entre os visitantes. É possível também usar as escadas, mas a torre tem 300 metros de altura, o que inviabiliza o passeio para muita gente.
O presidente Emmanuel Macron comemorou no Twitter na terça a retomada da rotina no país: “A reabertura de cafés, hotéis e restaurantes marca o retorno de dias felizes! Sem dúvida, os franceses estarão lá para redescobrir essa parte do espírito francês, nossa cultura e nossa arte de viver. Nestes tempos difíceis, o Estado continuará a apoiar este setor!”
A França registra mais de 29 mil mortes pela Covid-19. São quase 190 mil casos. É o quinto país mais afetado pela pandemia na Europa.
É #FAKE que vídeo mostre Torre Eiffel reaberta à visitação com inscrição ‘por todas as vítimas’ em homenagem aos mortos pela Covid-19
Reprodução
Vídeo: Veja como identificar uma mensagem falsa
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Initial plugin text
Busque pelo título do caso