Exibição será online, entre os dias 13 e 16 de maio, na rede social do festival. Curta-documentário ‘Açude Nº 50’, produzido por estudantes de Caruaru
Divulgação
O curta-documentário “Açude Nº 50” feito por estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai participar do 3º Festival de Cinema de Rua de Remígio, na Paraíba. A produção foi realizada através de oficina sobre cinema, direção e roteiro ministrada pelo professor Paulo Conceição nas escolas do município.
O enredo se passa na zona rural de Caruaru, onde um pequeno açude agoniza e os estudantes se unem para tentar reverter os prejuízos causados pela ausência de práticas sustentáveis. Por meio de depoimentos eles resgatam a história e relevância do açude para o povoado.
O diretor do filme, Wagner Ferreira, de 14 anos, é estudante da Escola Municipal Alfredo Pinto Vieira de Melo, em Itaúna, na zona rural, e gravou todo o filme no celular, com o apoio dos demais estudantes na produção e técnica. O professor Paulo Conceição é produtor, diretor, ator, maquiador e realiza oficinas de produção audiovisual que ressaltam o desenvolvimento sustentável, a cultura popular e o protagonismo dos jovens caruaruenses.
A mesma oficina foi responsável pelo desenvolvimento do curta-metragem ficcional de terror “Sempre Estive Aqui”, do estudante Ericks Moraes. A obra circulou em festivais na Europa, competindo com produções dos EUA, França e Alemanha. “Açude Nº 50” tem classificação livre e será exibido online, entre os dias 13 e 16 de maio, no facebook do festival.