Detento grava vídeo denunciando que colega de cela morreu por falta de atendimento médico, em Luziânia


DGAP informou que custodiado tinha acompanhamento médico e está apurando o caso. Celular usado para fazer a gravação foi apreendido. Preso denuncia em vídeo morte de detento em presídio de Luziânia
Um detento da Centro de Prisão Provisória de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, gravou um vídeo denunciando que um colega de cela morreu por falta de atendimento médico. Na imagem, o corpo do preso está em uma das camas, parcialmente coberto com um lençol. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária nega que houve negligência.
O corpo do preso foi encontrado no sábado (2). Um detento aparece na filmagem reclamando da situação. “Mais um preso que morre aqui na CPP de Luziânia por causa de negligencia do estado”, disse, sem mostrar o rosto.
O preso diz ainda que foi pedido para que o colega fosse levado a uma unidade de saúde, mas foi negado, alegando que iria levar celulares para dentro da cadeia.
O detento estava preso desde dezembro de 2019. Ele era tetraplégico e estava se queixando de dores renais devido ao uso de sonda, além de dores intestinais. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que o preso tinha acompanhamento médico. O órgão afirmou, ainda, que já encontrou o celular usado para fazer a gravação e que abriu um procedimento administrativo para apurar o fato.
O caso foi comunicado à Polícia Civil. A DGAP aguarda também os laudos para identificar a causa da morte, mas adiantou que foi descartada a hipótese de Covid-19.
Detento denuncia morte de colega de cela em presídio de Luziânia
Reprodução/TV Anhanguera
Veja as íntegras das notas da DGAP
Nota retorno
Assunto: Ocorrência CPP Luziânia – vídeo de detento morto
A 3ª Coordenação Prisional Regional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que já foram tomadas as devidas providências em relação a morte do detento da Casa De Prisão Provisória (CPP) de Luziânia, encontrado sem sinais vitais em uma das celas do presídio, neste sábado, 02/05. A coordenação informa que durante procedimento de revista realizado pelo Grupo Intervenção Tático (GIT) do Entorno, formado por policiais penais, foi encontrado o celular utilizado para gravar o vídeo mencionado por este veículo de comunicação. A coordenação informa ainda que não procedem as informações sobre negligência sobre a saúde do preso visto que a direção do presídio tem documentada as providências necessárias tomadas sobre as assistências devidas. Ou seja, o referido custodiado já estava sob acompanhamento médico.
O fato foi comunicado para a Polícia Civil para as devidas providências que caso requer.
Procedimentos administrativos internos foram abertos para apuração do fato e aplicações das sanções disciplinares aos custodiados envolvidos na ocorrência.
Goiânia, 03 de maio de 2020.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial
Nota Retorno
Assunto: Morte de Detento na CPP de Luziânia
A 3ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informa que já foram realizados os devidos exames médicos no preso que veio a óbito neste sábado, 02/05, na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia, conforme determinação judicial.
A Coordenação ressalta que nos próximos dias será disponibilizado o resultado, contudo ressalta que perícia medica concluída durante as devidas providências que o caso requer, foi constatado a ausência da COVID-19.
A coordenação informa ainda que o referido detento estava tendo acompanhamento médico no presídio por causa das condições de saúde que ele apresentava.
Goiânia, 03 de maio de 2020.
Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)
Comunicação Setorial
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

By Negócio em Alta

Veja também