Justiça do Trabalho derrubou liminares que proibiam a demissão coletiva dos profissionais. Lei que criou instituto foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em torno de 150 trabalhadores do IMESF se concentraram na Justiça do Trabalho em janeiro deste ano
Sindisaúde / Divulgação
A Justiça do Trabalho derrubou, em duas decisões, liminares que proibiam a demissão coletiva de profissionais do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), portanto, fica autorizado o desligamento dos trabalhadores. Documento foi publicado na noite de quinta-feira (4).
Segundo a juíza do Trabalho, Andreia Cristina Bernardi Wiebbelling, ficaram registrado que “as atas juntadas aos autos comprovam que as partes participaram de audiências de mediação, com o objetivo de construir uma solução negociada”.
A ação para extinguir o IIMESF se iniciou em 2011. A lei que criou o instituto foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Cerca de 1,8 mil profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros e outros, são contratados pelo IMESF.
O secretário municipal de Saúde garante que não haverá desassistência para a população, uma vez que equipes serão repostas nas Unidades de Saúde.
“Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) fomos transparentes na comunicação e garantimos o atendimento completo para a população, inclusive em unidades de saúde com funcionamento em turno estendido”, afirma Pablo Stürmer.
Relembre o caso
17 de setembro de 2019: Após decisão do STF, prefeitura anuncia fechamento do IMESF e demissão dos servidores
23 de setembro de 2019: Manifestações e greves são realizadas contra a decisão da prefeitura
19 de dezembro de 2019: Liminar proíbe demissões do IMESF com data limite até 10 de janeiro
28 de dezembro de 2019: Nova decisão permite afastamentos apenas quando o funcionário quiser ou obtiver recolocação
15 de janeiro de 2020: Funcionários começaram a receber avisos prévios; liminar proíbe afastamento
24 de janeiro de 2020: Juiz determina que demissões do IMESF aconteçam após acordo com a Prefeitura de Porto Alegre