Publicação associa homens negros a examinadores do Cebraspe, da UnB, e mulher branca a concurseira. Procurada pela reportagem, empresa pediu desculpas e disse que não teve intenção de ofender ou desrespeitar. Imagem postada por curso preparatório causou polêmica
Instagram/Reprodução
Uma postagem feita pelo curso preparatório Estratégia Concursos, no Instagram, causou polêmica. A publicação (veja imagem acima) traz homens negros sem camisa carregando uma mulher branca, aparentemente seminua, em uma referência – com teor sexual – às dificuldades enfrentadas pelos candidatos para conquistar vagas em concursos públicos.
A imagem associa os homens negros a examinadores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe, da Universidade de Brasília (UnB). Nas redes sociais, o post causou polêmica. Seguidores acusaram a publicação de racista e machista.
Após a repercussão negativa, as imagens foram deletadas dos perfis do curso. Acionada pela reportagem, a empresa pediu desculpas e disse que “a intenção não foi, em nenhum momento, ofender e desrespeitar ninguém, por isso, poucos minutos depois retiramos a postagem do ar” (veja íntegra abaixo).
Já o Cebraspe disse que é “reconhecido nacionalmente pela qualidade dos concursos públicos que realiza. Enquanto instituição que presta serviços para a sociedade e tem como um de seus valores o respeito ao ser humano, considera inadmissível que uma entidade de ensino promova esse tipo de conteúdo ofensivo em seus canais de comunicação”.
Polêmica
Seguidores criticam postagem de curso preparatório
Instagram/Reprodução
Seguidores criticam postagem de curso preparatório
Instagram/Reprodução
Seguidores criticam postagem de curso preparatório
Instagram/Reprodução
Seguidores criticam postagem de curso preparatório
Instagram/Reprodução
As imagens mostram o grupo de homens carregando a mulher até um corredor, onde o grupo não pode ser mais visto. A legenda da publicação usa palavras de duplo sentido para indicar um teor sexual.
“O concurseiro estuda com material pouco profundo, sem clareza, não faz questões da banca; ou seja, sem uma retaguarda de conhecimentos que aguente a profundidade com que a banca introduz os conteúdos e diversas posições doutrinárias”, diz o texto.
Nas redes sociais, internautas afirmaram que a postagem tem teor racista, machista e de apologia ao estupro. Já um outro grupo de seguidores afirmou que a repercussão era exagerada (veja imagens acima).
Até a última atualização desta reportagem, a Polícia Civil do DF não havia informado se abriu investigação sobre o caso.
O que diz a empresa
Veja íntegra do posicionamento da Estratégia Concursos sobre o caso:
“A Estratégia Concursos, empresa que oferece cursos online com foco na preparação para concursos públicos, sente muito pela publicação realizada no dia 11 de maio em uma de suas redes sociais. Nossa intenção não foi, em nenhum momento, ofender e desrespeitar ninguém, por isso, poucos minutos depois retiramos a postagem do ar. Não compactuamos com qualquer ato preconceituoso ou de violência e a instituição está tomando medidas internas para que esse tipo de situação não ocorra novamente.
A Estratégia Concursos já auxiliou mais de 1 milhão de alunos desde sua fundação, para nós, isso é motivo de orgulho. Por isso, reiteramos nosso pedido de desculpas a todos que fazem parte da sua história e a todos que se ofenderam com a publicação.”
Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.