Covid-19: isolamento social na região de Campinas diminui e 11 cidades têm índices mais baixos na quarentena, diz Estado


Índices na região variam entre 42% e 50%, enquanto meta do governo paulista é de alcançar 70% para evitar disseminação da Covid-19. Veja gráfico com variações por município. Índice de isolamento social diminuiu na região de Campinas, diz Estado
Reprodução / EPTV
O índice de isolamento social na região de Campinas (SP) teve nova diminuição na quinta-feira (30) e 11 cidades registraram pela 1ª vez ou repetiram os índices mais baixos desde que começou a quarentena determinada pelo Estado de São Paulo para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) e foram divulgados nesta sexta-feira.
A medida teve início em 24 de março e dez cidades tiveram redução do percentual entre quarta e quinta-feira. As exceções foram Mogi Mirim, que registrou pior resultado em 12 de abril ao alcançar 45%; e Valinhos, que manteve os 46% verificados no dia anterior, de acordo com o relatório do governo.
Os indicadores na região variam entre 42% e 50%, enquanto que a média do Estado é de 46%. Com isso, todas as cidades avaliadas continuam distantes da meta de 70% estipulada pelo governo como ideal para achatar a curva de contágio e aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde.
A faixa de 60% só foi ultrapassada em alguns feriados e finais de semana.
Índice do isolamento social no dia 30/4 e comparativo com dia anterior:
Americana: 43% (redução de 1 ponto percentual)
Amparo: 49% (redução de 2 pontos percentuais)
Campinas: 44% (redução de 1 ponto percentual)
Hortolândia: 48% (redução de 2 pontos percentuais)
Indaiatuba: 48% (redução de 1 ponto percentual)
Itapira: 48% (redução de 2 pontos percentuais)
Mogi Guaçu: 46% (redução de 1 ponto percentual)
Mogi Mirim: 46% (manteve índice do dia anterior)
Paulínia: 46% (redução de 1 ponto percentual)
Sumaré: 42% (redução de 1 ponto percentual)
Valinhos: 46% (manteve índice do dia anterior)
Vinhedo: 50% (redução de 1 ponto percentual)
Como é feito o monitoramento?
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim. Em nota, a assessoria do Estado destaca que o sistema analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
MAPA: casos de coronavírus pelo Brasil
Coronavírus: veja perguntas e respostas
“É possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras”, diz texto.
A quarentena no Estado segue até 10 de maio. Na semana passada, o governador João Doria (PSDB) anunciou a reabertura gradual da economia no estado a partir do dia 11. A medida de flexibilização será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região, conforme avanço da doença.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas.

By Negócio em Alta

Veja também