Coronavírus: idosa tem alta hospitalar e comemora 80 anos e o dia das mães neste domingo


Tereza é uma dos 7.173 cearenses que se recuperaram da Covid-19, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado. Tereza Batista, a filha Priscila Lima e a neta Jaqueline Lima
Reprodução
No domingo, Tereza Batista, 80 anos, terá dois motivos para celebrar: vai passar o dia das mães ao lado da família após quatro dias internadas por coronavírus no hospital de campanha montado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e comemorar seus 80 anos.
O Ceará passou de mil mortes por Covid-19 neste sábado (9), chegando a 15.879 casos e 1.062 óbitos na atualização das 17h08 na plataforma IntegraSUS, da secretaria estadual da Saúde.
Para a neta da idosa, Jaqueline Lima, que foi até o hospital de campanha receber a avó, que teve alta na sexta-feira (8), esse foi o melhor acontecimento dos últimos dias. “Foi uma coisa muito ruim, mas graças a Deus ela se recuperou, ela está voltando para casa”, comemora.
Tereza é uma dos 7.173 cearenses que se recuperaram da Covid-19, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado. Em Fortaleza, considerada o epicentro da doença no estado, já são 10.995 confirmações, 809 mortes e 5.176 recuperados. A taxa de letalidade é 5.176.
“[Ela] vai poder passar o dia das mães junto da gente e assim também comemorar o aniversário dela com todos os precavidos né? Com a distância, os cuidados”, destaca Jaqueline. A neta também frisou que o sentimento no momento é o de gratidão. “Hoje eu só tenho a agradecer a Deus e [sentir] muita felicidade. [Além] de dizer que as pessoas não percam as esperanças, que tenhamos fé que tudo isso vai passar, que Deus faz a parte dele, mas nós também temos que fazer a nossa e acreditar sempre”, conclui.
A idosa começou a apresentar sintomas da infecção pelo vírus Sars-Cov-2 na segunda-feira (4), e por ser do grupo de risco, logo foi internada e transferida para hospital de campanha. “Ela deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cristo Redentor e desde lá a gente já não teve mais contato, um contato físico, um contato visual”, relembrou a neta, sobre os momentos mais difíceis.
Saudade
Quem também passou 13 longos dias longe de casa, mas venceu a Covid-19 foi Maria Rodrigues. Ela também recebeu alta hospitalar na última sexta-feira (8), do hospital de campanha montado no Estádio Presidente Vargas, onde estão disponibilizados 204 leitos para pacientes com a Covid-19, em Fortaleza. Na calçada, a alegria da filha que recebia a mãe para o tão sonhado reencontro. “Graças a Deus ela está de alta hoje e vamos poder passar o dia das mães com ela, todos juntos”, comemorou Ana Paula, filha da dona Maria.
“É bom demais saber que ela passou dessa com vitória, né? Agradecer muito a Deus. E [sempre] pedir a Deus que tenha misericórdia desses outros que estão aqui [internados] ainda”, completou.
Além da separação durante esses treze dias, a família conta que a falta de notícias regulares, deixou todos muito angustiados. Outro momento foi a data de aniversário de Maria Rodrigues, que aconteceu no dia 29 de abril durante a internação e longe dos filhos. “Dia 29 de abril ela aniversariou né? E nós não podemos está com ela [na data], a gente sabe que com essa doença a pessoa tem que está separada das pessoas e nós ficamos imaginando ela sozinha”, relembra ela o sentimento de angústia.
“Nós ficamos, assim uma mistura de sentimentos, sem poder fazer nada. É um sofrimento para família. Eu creio que pro paciente é sofrimento, mas para a família em casa também”, diz a filha, Ana Paula Rodrigues.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença
Foto: Infografia/G1
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também