Ação foi nesta sexta-feira (8). Comércios se concentram na Região Central da capital mineira e foram fechados porque não são considerados essenciais. 429 estabelecimentos comerciais estavam funcionando normalmente nesta sexta e foram fechados
Divulgação/ Guarda Municipal
A Guarda Municipal fechou 429 estabelecimentos e localizou um comércio sem alvará que era utilizado para jogo do bicho e máquinas caça-níqueis, durante operação realizada nesta sexta-feira (8), em Belo Horizonte. Desde março, quando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) impôs normas para funcionamento do comércio, as ações rotineiras da Guarda renderam quase 22 mil abordagens.
Segundo a Guarda Municipal, os estabelecimentos fechados não são considerados essenciais e não poderiam estar funcionando, conforme decretos assinados pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD).
A ação de fiscalização aconteceu na Região Centro-Sul, especialmente nos bairros Centro, Savassi e Barro Preto.
Apoio às filas em frente a agências bancárias
Guarda Municipal ajudou a organizar filas em frente à Caixa Econômica Federal, em BH
Divulgação/ Guarda Municipal
A Guarda Municipal também atuou, nesta sexta-feira (8), em frente a agências da Caixa Econômica Federal, onde tem se firmado filas de pessoas em busca do auxílio de R$ 600. A atuação foi para minimizar a aglomeração e organizar as filas.
Apreensão de máquinas caça-níqueis
Durante o patrulhamento nesta sexta, agentes da Guarda Civil Municipal localizaram uma loja com 11 máquinas de caça-níquel em atividade. O comércio funcionava sem alvará na Avenida Olegário Maciel, no Centro. A loja foi interditada. Duas pessoas que estavam no local foram para levadas para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para prestarem depoimento. A mulher responsável pelo estabelecimento conseguiu fugir.
Balanço
Desde o dia 20 de março, quando passou a vigorar o decreto municipal 17.304, a Guarda Municipal já realizou quase 22 mil abordagens de orientação em Belo Horizonte. Este número já inclui visitas a comércios que prestam serviços essenciais. Neste caso, os agentes verificam a utilização de máscaras e a restrição ao acesso de clientes no interior das lojas.
Um total de 39 alvarás de estabelecimentos que desrespeitaram as regras foram recolhidos pela Guarda Municipal. Nenhum deles chegou a ser multado.
A população pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando em desacordo com determinação municipal, através do telefone 156 ou o Fale com a Ouvidoria ( http://prefeitura.pbh.gov.br/ouvidoria/fale-com-a-ouvidoria ).