Trata-se da vítima mais jovem da doença no estado. Ela ainda não consta no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sars-CoV-2 causa Covid-19
Getty Images via BBC
A Prefeitura de Betim confirmou, nesta sexta-feira (8), a segunda morte decorrente do novo coronavírus no município. Ela ainda não consta no boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Trata-se de uma adolescente de 14 anos, moradora do município na região metropolitana de Belo Horizonte, mas que estava internada na capital paulista desde janeiro, para preparação para um transplante cardíaco.
“Ela teve resultado positivo para Covid-19 enquanto estava internada, e seu quadro clínico complicou em razão da patologia pré-existente, que a deixava em condição de imunodeprimida. A paciente não resistiu às complicações e foi a óbito no dia 3 de maio”, disse a Prefeitura de Betim, em seu boletim.
Apesar de o contágio da doença e a morte terem ocorrido em São Paulo, por ser a paciente residente de Betim, o óbito é contabilizado para este município.
Ainda segundo a Prefeitura de Betim, o corpo da adolescente foi transportado de São Paulo para Betim na noite de segunda-feira (4), chegando à cidade na terça-feira pela manhã, quando foi sepultado sem a realização de velório.
Betim possui 25 casos confirmados da doença, sendo duas mortes.
A vítima mais jovem
Esta adolescente de 14 anos é a paciente mais jovem que morreu em decorrência do novo coronavírus no estado. Até então, o paciente mais jovem era um homem de 24 anos de Itabira, que morreu no dia 6 de abril.
Primeira morte após flexibilização do isolamento
A primeira morte decorrente do novo coronavírus foi confirmada pela Prefeitura de Betim no dia 29 de abril. A paciente era uma mulher de 80 com histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pneumopatia.
Este óbito ocorreu em meio à flexibilização do isolamento social na cidade, que foi anunciado no dia 22 de abril, permitindo o retorno do funcionamento do comércio.
Depois do óbito, o prefeito Vittorio Medioli (sem partido) recuou da flexibilização do isolamento e publicou novos decretos, que restabelecem o endurecimento das medidas de isolamento social em Betim.
Desde o dia 30 de abril, os bares deverão permanecer fechados e outros estabelecimentos terão de cumprir uma carga horária máxima. As igrejas também vão ser obrigadas a cumprir novas determinações. A multa por descumprimento varia de R$ 1 mil a R$ 50 mil.
Casos de COVID-19 em moradores de Betim, informados até esta sexta-feira, 8, às 10h:
• Notificações de Síndrome Gripal: 3.160
• Aguardando resultado: 45
• Descartados: 552
• Confirmados: 25
– 22 recuperados
– 1 em monitoramento
– 2 óbitos
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde. Dados preliminares e sujeitos a alterações. Pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema e-SUS VE, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados.