Conheça a história por trás do ninho com ‘cobertura’ que ganhou a internet


Detalhes do flagrante tornam ainda mais especial o registro; folha pode ter sido usada para conter o calor durante incêndio que atingia a região no Paraguai. Ninho de beija-flor-de-banda-branca protegido por folha correu o mundo através das redes sociais
Bianca Caroline Soares/VCnoTG
Escolher a moradia ideal não é uma tarefa fácil! Humanos e até animais costumam ser bem exigentes na definição do ambiente perfeito para a instalação de seu “ninho”. Mas a engenhosidade da natureza em proteger a prole ainda nos impressiona: um ninho de um beija-flor-de-banda-branca (Amazilia versicolor), flagrado no Paraguai, encantou o mundo por possuir a “cobertura” de uma folha.
O registro foi feito em setembro de 2019 pela técnica ambiental e guia de natureza Bianca Caroline Soares, 26, e continua até hoje ganhando repercussão. Na época, o país enfrentava um período difícil. Grande parte das matas da área onde ela atua estava em chamas por conta de incêndios provocados para a criação de pastos. O lugar afetado fica próximo ao museu Monumento Científico Moises Bertoni, na cidade de Presidente Franco, na fronteira com o Paraná.
As fotografias do beija-flor no ninho com cobertura de folha alcançaram milhares de pessoas nas redes sociais
Bianca Caroline Soares/VCnoTG
“Eu estava muito triste e saí a caminhar pela selva. Nesse dia eu encontrei cinco ninhos de beija-flor, mas esse dessa foto que viralizou foi o mais atrativo. Tive que tirar mais de mil fotos para acertar uma entre a fumaça do fogo e o chacoalho de vento”, relembra Bianca. Antes mesmo de postar o registro a pequena ave já tinha mudado a vida da observadora que acredita que a “cobertura” do ninho foi um artifício buscado pelo animal para tolerar o calor e as variações climáticas do momento.
O beija-flor de-banda-branca é uma espécie comum em grande parte do Brasil, com exceção de áreas do Nordeste e da Amazônia. E a técnica ambiental permaneceu atenta a ele durante todo o período de gestação: desde o nascimento dos pequenos até que batessem as asinhas. “O momento mais especial foi quando eu vi que ambos filhotes exerceram seu primeiro voo e abandonaram o ninho como aves capazes de enfrentar a vida que tinham por diante”, afirma a guia que, com a publicação nas redes sociais, permitiu que os registros ganhassem o mundo.
A guia de natureza acompanhou todo o desenvolvimento dos filhotes no ninho protegido e afirma ter sido escolhida pela natureza para estar diante desse fenômeno
Bianca Caroline Soares/VCnoTG
Os amigos compartilharam e, então, os conhecidos. Canais de comunicação nacionais a entrevistaram e o flagrante chegou até a sites internacionais. “Muitas páginas que eu nem sequer entendia o idioma estavam falando da famosa foto do beija-flor. Foi muito lindo e gratificante levar a bandeira do Paraguai a tantos países e tantas pessoas”, vibra ela.
O ápice da realização de Bianca veio quando recebeu obras de arte feitas por designers e ilustradores que usaram seus registros do beija-flor como inspiração. “Deu sentido ao meu trabalho de fotógrafa de natureza poder inspirar mais pessoas e conectar-me com gente do mundo todo por uma boa ação. Eu estou longe dos meus entes queridos, troquei vida social, contacto diário familiar e muitas coisas normais na vida de uma jovem de 26 anos para estar fazendo ciência. E vale a pena”, assume Bianca.
Initial plugin text
Em meio à tanta negatividade, a mãe natureza mandou uma mensagem de sua resistência para ser transmitida pelos olhos de Bianca. “Para todos aqueles que querem ver e ouvir os sinais da natureza, ela está em todas as partes, por mais comum que seja o detalhe. E muitas vezes está pedindo socorro, como nessa cena do ninho com teto. Devemos ser mais conscientes e agradecidos pela vida que ela nos dá. Sem ela, nada disso que presenciamos seria possível”.
Veja obras de artistas que se inspiraram pelo registro do beija-flor:
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também