Trinta barreiras policiais foram montadas nas principais avenidas. Funcionários de serviços essenciais precisaram apresentar um documento para transitar pelas ruas. Começa o isolamento obrigatório na Região Metropolitana de São Luís
Começou nesta terça (5) o isolamento obrigatório na Região Metropolitana de São Luís. É o primeiro caso brasileiro de “lockdown”.
Trinta barreiras policiais foram montadas nas principais avenidas. Funcionários de serviços essenciais precisaram apresentar um documento para transitar pelas ruas. Luciano estava com tudo certinho para ir para o trabalho. “Tudo está atualizado, graças a Deus”, contou.
Médicos, como a Mayra, só precisavam apresentar a carteirinha do Conselho Federal de Medicina. “Eu acho que, no momento, é importante, haja vista a deficiência no sistema de saúde que existe. Os leitos ocupados. Então, o que há de seguro no momento é restringir a circulação”, afirmou a médica Mayra Santos.
O restante da população só pode sair de casa para comprar alimentos e remédios ou em casos de urgência. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes, a capital maranhense teve uma redução de 46% no movimento de carros de segunda (4) para esta terça.
“Só vai estar autorizado a passar o pessoal dos serviços essenciais; os caminhões, que fazem transporte de alimentos e os funcionários das empresas de serviços essenciais”, explicou Juarez Carvalho, da Polícia Militar.
Passageiros dos ônibus também foram fiscalizados. Quem saía de casa a pé, sem necessidade, era orientado a dar meia volta, como um homem que deu de cara com a PM. Um ciclista também teve de voltar.
Avenida Litorânea, normalmente uma das mais movimentadas de São Luís. No fim da tarde, muitas pessoas costumam caminhar pelo calçadão para se exercitar. Mas, nesta terça, não tinha ninguém. A praia também estava vazia e, no asfalto, não há qualquer movimentação de carros. Quem mora na região sabe que essa é uma cena raríssima, mas que vai se repetir nos próximos dias.
O Centro Histórico também ficou deserto. A medida rígida de isolamento vale pelos próximos dez dias.
Sem categoria
