Ceará tem 292 mortes em casa causadas pela Covid-19; 75% dos casos não tiveram assistência


No total, Ceará já registrou 3.907 mortes por coronavírus confirmadas até este sábado (6), de acordo com o portal IntegraSus. Vítima de Covid-19 é sepultada em cemitério de Fortaleza.
Camila Lima/SVM
O Ceará já registrou 292 mortes em casa causadas pelo novo coronavírus, de acordo com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Desse total, 74,5% dos casos não chegaram a receber assistência médica previamente.
Entre os dias 6 e 8 do mês chegaram a ocorrer 38 óbitos, sendo 19 em cada data. Os dados foram divulgados no boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) do dia 2 de junho.
O Ceará já registrou 3.907 mortes por coronavírus confirmadas até este sábado (6), de acordo com o portal IntegraSus. Outras 709 ainda estão em investigação. Já são 62.176 casos positivos da doença.
Governo do Ceará ainda avalia quais setores poderão reabrir na segunda fase
Além das pessoas que morreram em casa, 6 vieram a óbito em abrigos, uma em um hospital, uma em uma UPA, duas em vias públicas e 6 não tem informação de local, totalizando 308.
Dentre as 302 vítimas com dados informados sobre escolaridade, 65,2% só estudaram até o Ensino Fundamental I. O número corresponde a 197 dos óbitos. Pelo menos 115 delas não tiveram acesso nenhum à educação formal.
A maioria dos óbitos são de homens, representando mais da metade das notificações. Em relação a idade dos pacientes, pouco mais da metade tinha 80 anos ou mais. Idosos com 70 a 79 anos foram os segundos mais afetados.
O número de mortes domiciliares por Covid-19 cresce de forma acelerada durante a pandemia. No fim de março, eram apenas quatro óbitos domiciliares. Em abril o número subiu para 38, chegando a 45 no primeiro dia de maio e atingindo 100 mortes em domicílio no dia 12 do mesmo mês.
Initial plugin text

By Negócio em Alta

Veja também