A promessa é fazer quase 10 mil testes rápidos até o fim de julho. As autoridades de saúde querem saber qual o percentual da população que já teve a doença, sem nem saber. Ceará começa testagem para Covid-19 em massa com foco em Fortaleza
Começou, nesta terça-feira (2), um esforço conjunto das secretarias de Saúde do Ceará e de Fortaleza para testar moradores da capital.
Quando teve sintomas leves, como sensação de febre, a aposentada Aldira Luz procurou um médico. “O médico achou que era ansiedade e estava sendo uma coisa mais psicológica”, conta.
Nesta terça, ela descobriu qual foi o problema. “A senhora já teve o contato com o vírus da Covid-19”, explica um agente sanitário.
A promessa é fazer quase 10 mil testes rápidos até o fim de julho. Um morador de cada casa vai ser escolhido por sorteio para ser examinado. As autoridades de saúde querem descobrir qual o percentual da população que já teve a doença, sem nem saber.
Uma picadinha no dedo e em 15 minutos o exame revela se há anticorpos no sangue, o que indica que a pessoa já teve o coronavírus. Fortaleza tem mais de 25 mil casos e mais de 2,2 mil mortes.
Desde segunda (1º), o Ceará começou a retomada gradual das atividades econômicas e o governo declarou que a abertura de outros setores depende da estabilização dos números da Covid-19.
“Quando associamos o quadro epidemiológico, o quadro assistencial e a pesquisa, a gente vai poder fazer a retomada da atividade econômica de forma muito mais segura”, destaca Joana Maciel, secretária de Saúde de Fortaleza.