Problema ocorre na Av. Álvaro Carvalho Barbosa, no bairro Jardim Felicidade. Semob disse que instalação de drenagem na via está no cronograma da prefeitura. Visão da sacada da casa de Nelson Pastana mostra proximidade da vala
Nelson Pastana/Arquivo Pessoal
Sempre que chove é constante o medo para quem mora na casa do radialista Nelson Pastana, de 47 anos. Com as intensas chuvas em Macapá no período de inverno fica ainda pior. Devido uma obra de esgoto inacabada em 2016, formou-se uma “cratera” em frente ao imóvel que põe em risco de desabamento a casa dele e de vizinhos.
O problema ocorre na Avenida Álvaro Carvalho Barbosa, quase na esquina com a Rua Guilherme Coelho, no bairro Jardim Felicidade, Zona Norte da cidade, e já foi alvo de reclamações no G1 em 2018 (leia mais).
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) disse que trabalha em duas frentes de instalação de sistemas de drenagem e que tem na programação do órgão a execução do serviço de drenagem de águas pluviais na via.
Conclusão de parecer técnico da Defesa Civil
Nelson Pastana/Arquivo Pessoal
Além de comprovar o perigo de “colapso estrutural”, um parecer feito pela Defesa Civil em 2019, detalha que a vala aumentou por conta do processo de erosão e ausência de drenagem no local.
Em 2018, o radialista reclamou do perigo e é possível identificar que o buraco aumentou neste período. Na época, a Semob informou que aguardava liberação de emenda parlamentar para a retomada do serviço.
Foto de 2018 mostra que cratera estava menor na via
Nelson Gomes/Arquivo Pessoal
Morador do local há pelo menos 4 anos, junto com a filha e as netas de 3 e 2 anos, Pastana conta que a obra causa danos desde 2015. O buraco já chegou a causar acidentes com veículos e o impede de guardar o carro dentro de casa.
Nas noites de chuva fica impossível dormir, relata o radialista que também cobra o asfaltamento da via.
“Quando tem chuva a gente não dorme. A gente fica na grade observando torcendo para não levar um pouco mais da parte da terra que tem. E detalhe: todas as ruas do entorno foram contempladas com asfalto. Fica uma coisa inusitada, porque até o canto de casa é asfaltado, mas da esquina para baixo é largado”, contou Pastana.
Vala na Rua Álvaro Carvalho Barbosa, no bairro Jardim Felicidade
Nelson Pastana/Arquivo Pessoal
Para ler mais notícias do estado, acesse o G1 Amapá.