Campinas reúne 142 ações trabalhistas relacionadas à Covid-19 em três meses


Números, do TRT da 15ª Região, quadruplicaram de março para abril. Processos são de trabalhadores que foram demitidos durante a pandemia ou tiveram redução de salário. Campinas (SP) reúne pelo menos 142 ações trabalhistas relacionadas ao novo coronavírus no intervalo de três meses. De acordo com dados do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), os processos são de trabalhadores que foram demitidos por conta da pandemia da Covid-19 ou que tiveram os seus salários reduzidos.
Os números correspondem ao intervalo de fevereiro a abril. Os dados de maio ainda não foram divulgados. Veja a relação mês a mês:
Fevereiro – 3 casos
Março – 27 casos
Abril – 112 casos
De março a abril, quando a crise econômica em virtude da doença e do isolamento social se intensificou, o número de ações trabalhistas quadruplicaram. No período, houve um aumento nas demissões e também no índice de empresas que aderiram à medida provisória do governo federal para reduzir, proporcionalmente, a jornada de trabalho e os salários dos empregados.
Segundo a presidente do TRT-15, Gisela Moraes, os processos devem aumentar mesmo depois que a pandemia passar.
O TRT-15, em Campinas
Denis Simas / TRT 15
As ações dizem respeito, além do não pagamento dos direitos por conta das demissões e da redução dos salários, à falta de estrutura para fazer home office, falta de pagamento de horas extras, insalubridade e risco à saúde.
A presidente do TRT ainda orienta que o trabalhador se informe sobre os direitos que tem em caso de demissão ou redução de salários durante a pandemia da Covid-19. Para evitar a judicialização, o ideal é procurar um acordo, que deve ser intermediado pelo próprio tribunal.
“Nós temos núcleos de conciliação. Ele pode ser procurado pelo trabalhador ou pelo próprio empregador, que está com dificuldades de arcar com os compromissos e quer evitar um aumento de processos trabalhistas para a sua empresa”, explicou Gisela.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas

By Negócio em Alta

Veja também